Pular para o conteúdo principal

Vamos lutar por uma cena melhor

Movimentos literários surgiram em passos curtos e foram tomando forças até serem encarados com profissionalismo.
Será que alguém já imaginou fazer isso com a nossa cena Metal pernambucana? Pensamento absurdo? Acredito que não, pois isto não é uma ideia inédita. Algo já concretizado em cenas como: Brasília, copiado no Paraná, que reuniram algumas bandas e formaram um “selo”, onde todas as bandas participantes colaboram e cada uma em seu momento determinado grava seu CD. Para amenizar o valor financeiro estabelecem Split.
Como tudo que é bom merece ser copiado, a cena cearense o fez. Mencionamos essa cena para tirar do estereótipo que, a cena forte se localiza apenas no sudeste ou sul do Brasil. A Associação Cultura Cearense do Rock juntou, a princípio, bandas locais e em seguida atração extra Estadual, a gaucha Krisiun, então foi mais além e levou atração internacional, Rotting Christ.
Vemos nossa cena lutar ao longo deste tempo por um progresso, ou bandas em conflitos com outras, alguns organizadores (desorganizadores) criam uma “panelinha”, algumas bandas que maquiam nossa cena em entrevistas a Magazine, zine ou em sites, escondendo nossa realidade – vocês sabem quem são!




Não devemos generalizar, existem sim grandes organizadores, bandas unidas e verdadeiras.
Também existem bandas que querem apenas tocar, sem ao menos um mínimo de esforço, pois tivemos a certeza quando fundamos este site, um espaço totalmente gratuito.
Tivemos de correr atrás das bandas para divulgá-las, de cartazes de shows para manter os bangers informados, isso sim parece absurdo. Poucas foram as bandas e organizadores que nos procuraram por um apoio gratuito, pois não exigimos material de graça, algumas vezes trocamos ou compramos. Certo que temos pouco tempo no ar (on line), mas ai fica a mensagem.
De certeza, essa não é a melhor maneira de organização.
Devemos criar um movimento que chame a atenção de órgãos governamentais, mostrando que esta cena “alternativa” tem um grande público – coisa que mostramos nos shows: do Helloween, do Iron Maiden, do Motorhead e anualmente no Abril pro Rock. Precisamos tentar mostrar um plano de trabalho e tentar solicitar apoio a FUNDARPE, ou secretarias de cultura municipais. Poucos foram os shows de Metal que vi estampado o apoio da FUNDARPE em panfletos e em outros meios de divulgação.

Talvez você ache absurda a ideia de uma Associação Metal em nosso Estado, talvez utópica. Mas pensar em reunir bandas e produzir shows com bandas locais ou um CD split, ou DVD, ou vinil, ou coletânea e lançar um produto cada vez mais profissional, com união... Talvez isso atraia a atenção de autoridades, então anexe isso ao seu projeto e solicite apoio cultural, pois cultura é um direito de todos e temos leis de incentivo à cultura, afinal somos todos cidadãos brasileiros e contribuintes. Vamos lutar juntos por uma cena melhor.


By Hugo Veikon



Hugo, é o responsável pelo site Arena Metal:

No site você encontra resenhas de shows, álbuns, entrevistas e muito mais!  
Este texto foi publicado aqui no Quimeras à pedido do próprio.
A equipe Quimeras compartilha a mesma idéia do Hugo, vamos melhorar nossa cena metal em todo o país! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc