Pular para o conteúdo principal

Balanço Musical 2011 por José Antonio Alves



 José Antonio Alves, 22 anos, sou estudante de informática e colaborador dos sites Whiplash.net e Eluveitie Brasil, este o único fã-clube brasileiro da banda suiça Eluveitie.  Trabalho na área administrativa, mas encontro um tempo para (tentar) escrever e acompanhar eventos sobre o que me acompanha desde os 13 anos de idade: Metal! Adorador desde o rock clássico até o Death Metal. Procuro conhecer de tudo um pouco para adquirir mais conhecimento e crescer musicalmente, sem radicalizações dentro do estilo.





Este é um momento dificil, já que fazer um "apanhado" das bandas que ouvi ano passado é uma tarefa árdua. Muitas bandas conhecemos, outras voltamos a ouvir, e assim passa o ano musical. Posso dizer com segurança que 2011 foi o ano que mais conheci bandas, dos lugares mais improváveis e distantes que possam imaginar. A internet foi uma grande aliada, especialmente o Youtube e também uma das boas novidades do ano de 2011: o Programa Heavy Nation, apresentado pelos ótimos Julio Feriato e Paula Baldassarri, e claro, indicações, de muitos amigos. Então, sem mais delongas, vamos ao que bombou no meu mp5 este ano... \m/


Começarei pelas novidades, bandas que não conhecia e que agora acompanho e muito!

Equilibrium - Alemanha

O EQUILIBRIUM é uma banda alemã que combina elementos do folk, black metal e metal sinfônico, com diversos instrumentos, incluindo guitarras e flautas. Seus riffs refletem melodias tradicionais germânicas, abordando nas letras a mitologia germânica. Todas as letras são em alemão, assim como a maioria dos títulos. É uma verdadeira viagem épica, os álbuns demonstram grandes arranjos instrumentais, indico todos, especialmente o primeiro, "Turis Fratyr", álbum de estréia dos germânicos.

Música: "Blut Im Auge"



Battlelore - Finlândia

Estes finlandeses trazem elementos do folk conbinados com uma atmosfera doom e passagens épicas, pena que entrou em uma fase de "pausa por tempo indeterminado". "... Where Shadows Lies" e "The Last Alliance" são os álbuns que mais ouvi, são recomendados!

Música:  "Third Immortal"



Coral de Espíritos - Brasil

Brutal!!! Essa foi a palavra que me veio a cabeça ao ouvir o som do Coral de Espíritos. Os músicos demonstram um Death Metal bem técnico, sem frescuras, sem dúvida uma sapatada na orelha para acompanhar de perto, e do Brasil!

Musica: "Reborn Through The Sorrow"



Exhortation - Brasil

Outra banda que me surpreendeu e muito na primeira audição! Oriundos de Capivari-SP, a banda liderada pelos brutais vocais de Aline Lodi e Cia lançou depois de muito trabalho árduo na estrada o ótimo "The Essence Of Apocalypse", sem dúvida uma grande promessa do Death Metal nacional!

Musica: "Famine"



Hortus Animae - Itália

Uma banda que até já tem uma estrada percorrida, mas que tive o prazer de conhecer apenas no ano passado. Estes italianos praticam um black metal com pitadas progressivas, me impressionou muito o ótimo "Waltzing Mephisto", de 2003, aliás, conheci o trabalho deles através de outra banda italiana, que falarei a seguir.

Musica: "Enter"



Graveworm - Itália

Sim, os italianos do Graveworm praticam  o que chamamos de black metal sinfônico, é sapatada atrás de sapatada! A banda que já excursionou com  Destruction e Kataklysm, usa muitos elementos bem trabalhados, instrumentalmente falando, também já estão há um tempo na estrada.

Musica: "See No Future"





Shadowside - Brasil

Eu confesso que começei a prestar atenção para valer na Shadowside este ano. Primeiro, através do ótimo "Theatre Of Shadows", que me cativou, depois com o lançamento do excelente álbum "Inner Monster Out". Uma produção digna fez com que Dani Nolden e cia fizessem um trabalho exemplar, com músicos de peso convidados, realmente, um marco no heavy metal brasileiro.

Musica: "Angel With Horns"



Houveram muitas bandas que conheci que mereceriam destaque também, mas separei abaixo algumas que já eram conhecidas por mim e que continuaram reinando no meu mp5:

Alestorm - "Shipwrecked" 


Arkona - "Stenka na Stenku" 


Rotting Christ - "Non Serviam"


Iron Maiden - "Only The Good Die Young"


Eluveitie - "Gray Sublime Archon" 


Saxon - "I´ve Got To Rock(To Stay Alive)"


Rammstein - "Wo Bist Du" 


Arch Enemy - "Nemesis"


Udo - "Go Back To Hell"


Torture Squad - "Holiday in Abu Ghreib" 


Amon Amarth - "Twilight Of The Thunder God" 



Claro, é uma missão realmente dificil como citei anteriormente enumerar estas bandas, mas para não deixar de citar outras excelentes bandas, Anthrax, Death, Heidevolk, Kansas, Anthares, Cavalera Conspiracy, Violator, Garbage, Kamelot, Hugin Munin, Amaranthe, X-Japan, Eternal Tears Of Sorrow, Candlemass, Orphaned Land, Aclla,  Comando Nuclear, Hibria, Týr, Nile, Finntroll, Judas Priest, In Flames, Korpiklaani, Celesty, Turisas, Iced Earth, Riot, Blue Öyster Cult, Isengard, Krisiun, Ecliptyka, Therion, Manu Littiery, Amorphis,  Ensiferum, Alestorm, Rhapsody Of Fire, Helloween, Stratovarius, Fractal Gates, Harppia, Holy Grail, Black Sun Aeon, Nemesea e Schandmaul também estiveram presentes ano passado!


By José Antonio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nile

A banda da foi formada em 1993 por Karl Sarders (vocal e guitarra), Chief Spires (vocal e baixo) e Pete Hammoura (bateria). E lançou sua primeira demo "Festivals of Atonement" em 1995, pelo selo Anubis Records (que pertencia a própria banda).  Fizeram muitos shows pelos Estados Unidos desde então e logo conquistaram o merecido reconhecimento. Digo merecido reconhecimento porque desde o início o Nile sempre apresentou uma personalidade e criatividade ímpar no Death Metal. O som do Nile apresenta todo o peso e brutalidade do Death Metal combinado ao mistério e a melancolia do som tradicional do Oriente Médio e Egito. A temática das letras é toda inspirada na arte, cultura, religião e história Egípicia, Mesopotâmica e arábica. Ou seja, culturas antigas, ricas e mais interessantes da humanidade. Devido a essa temática a banda ficou sendo um sinônimo de cultura egípicia dentro do Metal e por isso ficaram também conhecidos como os "Faraós do Death Metal!  ✮ D

Exhortation

A grande amizade entre Aline Lodi (vocal) e Renato de Luccas (guitarra) fez em 2005, na cidade de Capivari –SP nascer o que viria a ser o Exhortation ; inicialmente a banda se chamava Selective Suicide e de um certo modo ainda estava se encontrando, se definindo. A banda tomou forma em si no ano seguinte (2006) com a entrada do baterista Billy Dark Machine e do baixista Rodrigo Dalla Piazza. Um EP titulado com o antigo nome da banda “Selective Suicide” foi lançado em 2007, de forma caseira e independente. A divulgação ficou mais por conta dos próprios músicos através da internet. Essa divulgação mais virtual vingou, pois naquelas duas únicas faixas do EP, já se notava todo o potencial destruidor da banda! *Faça o download do EP "Selective Suicide" aqui no blog  Metal Brasileiro Underground Não demorou muito para começarem a se apresentar com destaque em vários festivais, principalmente no estado de SP. Em 2008 e 2009 a banda deu uma parada nas apresentações, focan

Entrevista com Renato Orsi do programa Metal Heart

Quimeras: Primeiro Renato, queria agradecer pela entrevista. É uma honra pra equipe do Blog poder fazer isso com você. Como foi o início do Programa Metal Heart? Renato: O programa começou através do convite de um amigo meu, o Billy, pra fazer um ou  dois programas. Mas como o resultado foi legal logo no primeiro programa, tive o  aval da diretora da rádio pra continuar, então estou até hoje (7 anos e meio). ✣ Q.:   Quais os gêneros que o programa toca? R.: Os gêneros que rolam no programa são: Rock ‘n’ roll, Classic Rock, Hard Rock, Heavy Tradicional, Power, Speed, Thrash, Death, Grind e Black. ✣ Q.: O programa abre as portas ao som das bandas nacionais e está sempre dando espaço em entrevistas para as bandas falarem sobre os lançamentos dos CDs. Muitas dessas entrevistas sempre estão disponíveis no Youtube também. Como tem sido a realização das entrevistas? R.: Tem sido muito gratificante, pois no Brasil não há muito espaço para as bandas  mostrarem seus trabalhos, sinto-