terça-feira, 8 de novembro de 2011

Guitarrista do Claustrofobia prepara livro que mescla Metal e Samba



O guitarrista Alexandre de Orio, da banda Claustrofobia e Quarteto de Guitarras Kroma, promete uma surpresa aos apaixonados por guitarra Metal. Uma ginga que mescla o som pesado do Rock com o Samba, estilo inconfundível e conhecido no mundo como a “cara do Brasil”. O guitarrista já está finalizando o primeiro Volume de uma Série intitulada “Metal
Brasileiro – Ritmos Brasileiros aplicados na Guitarra Metal: Novos Caminhos para Riffs de Guitarra”.

O livro acompanhará um CD para estudo. O primeiro Volume faz uma ligação entre o Metal e o Samba com diferentes células rítmicas e frases musicais advindas de instrumentos de percussão, assim como diversas levadas de bateria. O vasto material é aplicado na guitarra e voltado ao Metal.
Seu objetivo é colaborar no desenvolvimento técnico deste estilo musical
e proporcionar novos caminhos na criação de riffs na guitarra.

A soma desses dois gêneros resulta num “sotaque” diferente. Este swing brasileiro aliado ao ritmo mais marcado do Metal poderá ser visto em alguns exemplos de riffs de guitarra criados e executados em gravação a partir da bateria de samba com os mesmos do Rock.

Alexandre convidou Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura) para escrever o prefácio e adianta que “ele curtiu muito o trabalho e agradeceu o convite”.

O livro é destinado a guitarristas e abre possibilidade de estudos também para
bateristas.

Não há nenhum material de estudo no mercado com essa abordagem, tanto ligada ao Metal quanto a conexão entre ritmos brasileiros e o Metal.

O lançamento está previsto para o final de 2011.

Confira no site www.metalbrasileiro.com uma pequena amostra com exemplos musicais deste primeiro dentre outros volumes previstos nos planos de Alexandre, que teve a iniciativa de compartilhar seus novos e criativos conceitos na guitarra em um livro.

Mais informações para a imprensa com Alexandre de Orio pelo e-mail
alexandredeorio@yahoo.com.br


Alexandre de Orio é bacharel em Guitarra pela FAAM. Pós-graduado em Estruturação e Linguagem Musical e Docência Superior em Música.  
 Nós do Quimeras agradecemos o interesse em nosso Blog e o parabenizamos por essa iniciativa ousada!




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário