Pular para o conteúdo principal

Guitarrista do Claustrofobia prepara livro que mescla Metal e Samba



O guitarrista Alexandre de Orio, da banda Claustrofobia e Quarteto de Guitarras Kroma, promete uma surpresa aos apaixonados por guitarra Metal. Uma ginga que mescla o som pesado do Rock com o Samba, estilo inconfundível e conhecido no mundo como a “cara do Brasil”. O guitarrista já está finalizando o primeiro Volume de uma Série intitulada “Metal
Brasileiro – Ritmos Brasileiros aplicados na Guitarra Metal: Novos Caminhos para Riffs de Guitarra”.

O livro acompanhará um CD para estudo. O primeiro Volume faz uma ligação entre o Metal e o Samba com diferentes células rítmicas e frases musicais advindas de instrumentos de percussão, assim como diversas levadas de bateria. O vasto material é aplicado na guitarra e voltado ao Metal.
Seu objetivo é colaborar no desenvolvimento técnico deste estilo musical
e proporcionar novos caminhos na criação de riffs na guitarra.

A soma desses dois gêneros resulta num “sotaque” diferente. Este swing brasileiro aliado ao ritmo mais marcado do Metal poderá ser visto em alguns exemplos de riffs de guitarra criados e executados em gravação a partir da bateria de samba com os mesmos do Rock.

Alexandre convidou Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura) para escrever o prefácio e adianta que “ele curtiu muito o trabalho e agradeceu o convite”.

O livro é destinado a guitarristas e abre possibilidade de estudos também para
bateristas.

Não há nenhum material de estudo no mercado com essa abordagem, tanto ligada ao Metal quanto a conexão entre ritmos brasileiros e o Metal.

O lançamento está previsto para o final de 2011.

Confira no site www.metalbrasileiro.com uma pequena amostra com exemplos musicais deste primeiro dentre outros volumes previstos nos planos de Alexandre, que teve a iniciativa de compartilhar seus novos e criativos conceitos na guitarra em um livro.

Mais informações para a imprensa com Alexandre de Orio pelo e-mail
alexandredeorio@yahoo.com.br


Alexandre de Orio é bacharel em Guitarra pela FAAM. Pós-graduado em Estruturação e Linguagem Musical e Docência Superior em Música.  
 Nós do Quimeras agradecemos o interesse em nosso Blog e o parabenizamos por essa iniciativa ousada!




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exhortation

A grande amizade entre Aline Lodi (vocal) e Renato de Luccas (guitarra) fez em 2005, na cidade de Capivari –SP nascer o que viria a ser o Exhortation ; inicialmente a banda se chamava Selective Suicide e de um certo modo ainda estava se encontrando, se definindo. A banda tomou forma em si no ano seguinte (2006) com a entrada do baterista Billy Dark Machine e do baixista Rodrigo Dalla Piazza. Um EP titulado com o antigo nome da banda “Selective Suicide” foi lançado em 2007, de forma caseira e independente. A divulgação ficou mais por conta dos próprios músicos através da internet. Essa divulgação mais virtual vingou, pois naquelas duas únicas faixas do EP, já se notava todo o potencial destruidor da banda! *Faça o download do EP "Selective Suicide" aqui no blog  Metal Brasileiro Underground Não demorou muito para começarem a se apresentar com destaque em vários festivais, principalmente no estado de SP. Em 2008 e 2009 a banda deu uma parada nas apresentações, focan...

ALCEST

Alcest é um projeto musical criado em Bagnols-sur-Cèze, na França. Tudo começou no ano de 2000. A formação original contava com três membros - Neige, Aegnor e Argoth. Gravaram em 2001, sua primeira demo intitulada Tristesse Hivernale, na qual as canções soavam   mais ao estilo Black Metal. Pouco tempo depois, Aegnor e Argoth deixaram a banda. Isso fez com que a banda se tornasse um foco para as memórias de Neige, o qual se tornaria atual e único elemento da banda, dando à temática da banda um toque mais pessoal. Tal fato marcou uma mudança no som da banda, passando de Black Metal à Black Metal/Shoegaze , com   influências post-rock. Os temas abordados em suas letras são principalmente: nostalgia, melancolia e beleza.  Quando criança, Neige   tinha sonhos com uma " Fairy Land ", um lugar com cores, formas e sons que não   existem no mundo real. A música do Alcest é fortemente influenciada por essas experiências de sonho.   Neige criou a Alcest...

Nile

A banda da foi formada em 1993 por Karl Sarders (vocal e guitarra), Chief Spires (vocal e baixo) e Pete Hammoura (bateria). E lançou sua primeira demo "Festivals of Atonement" em 1995, pelo selo Anubis Records (que pertencia a própria banda).  Fizeram muitos shows pelos Estados Unidos desde então e logo conquistaram o merecido reconhecimento. Digo merecido reconhecimento porque desde o início o Nile sempre apresentou uma personalidade e criatividade ímpar no Death Metal. O som do Nile apresenta todo o peso e brutalidade do Death Metal combinado ao mistério e a melancolia do som tradicional do Oriente Médio e Egito. A temática das letras é toda inspirada na arte, cultura, religião e história Egípicia, Mesopotâmica e arábica. Ou seja, culturas antigas, ricas e mais interessantes da humanidade. Devido a essa temática a banda ficou sendo um sinônimo de cultura egípicia dentro do Metal e por isso ficaram também conhecidos como os "Faraós do Death Metal!  ✮ D...