Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Rodrigo Azevedo - Triumph of Metal Festival


O Festival Triumph of Metal, desde 2000 vem trazendo para a região sul de Minas Gerais grandes e promissores nomes do Metal Nacional e neste ano de 2010 puderam contar com uma atração internacional:
Paul Di’ Anno (ex-Iron Maiden).
Durante estes dez anos de festival, houveram quatro edições recheadas de excelentes bandas.
Não há como deixar passar em branco a extrema preocupação dos organizadores do evento em fortalecer a cena Metal como um todo. Sempre ajudando a divulgar outros festivais.
Conheça mais pelo site:
  http://www.triumphofmetal.com.br




~.¸¸.❋.¸¸.~
Confira esta pequena entrevista com Rodrigo Azevedo (um dos organizadores do evento):  

Quimeras: Há quanto tempo existe o Triumph of Metal?
Rodrigo Azevedo: A primeira edição do Triumph of Metal foi idealizada ainda no final do ano de 1999 e foi efetivamente realizada no dia 09/04/2000, contando com a participação das seguintes bandas: Tuatha de Danann, Corpse Grinder, Punishment, Mr. Wizard, Menorah e Seventh Steel.
Eu e Gustavo de Oliveira demos esse ‘ponta pé’ inicial.
Em seguida organizamos, com ajuda de outros amigos, a segunda edição em 2003, a terceira em 2004 e a quarta em 2010. Contando com várias bandas legais nessas edições, entre elas: Paul Di’anno, Chakal, Attomica, Torture Squad, Fates Prophecy, Leviaethan, Executer, Revolt, Hell Trucker, Silent Hall, Holy Sagga, Lothloryen, entre outras.
Q.: Como surgiu o evento?
R.: O evento surgiu da necessidade (na época) de suprir uma carência de festivais de Rock/Metal aqui na cidade de Pouso Alegre/MG.
Q.: Sobre a edição de 2010, como escolheram o cast?
R.: A definição do cast da edição de 2010 seguiu o mesmo princípio das edições anteriores, ou seja, procuramos reunir no evento bandas mais conhecidas na cena com bandas mais novas, mas com bastante qualidade. Também encaixamos na 4ª edição uma banda cover (Dio Tribute), pois achamos que a inclusão de uma boa banda cover acaba enriquecendo o evento.
Q.: Como foram as negociações para trazer o Paul Di’Anno em Pouso Alegre?
R.: A vinda de Paul Di’Anno para Pouso Alegre já estava acertada bem antes da organização da 4ª edição do festival se iniciar. O produtor paulista Marcel Castro foi quem contratou Paul Di’anno e sua banda de apoio (Scelerata) para se apresentar em Pouso Alegre em Agosto. O que houve foi que Marcel, ao tomar conhecimento do Triumph e de suas edições já realizadas, acabou simpatizando-se com o festival, acreditando no nosso trabalho e dessa forma firmamos uma parceria com ele no sentido de transformar a vinda de Paul Di’anno à Pouso Alegre, numa 4ª edição Triumph of Metal. Assim, no final de junho de 2010 começamos a organizar o evento em conjunto.
Q.: O que vocês acharam do Paul Di’Anno como pessoa e como avaliariam a apresentação dele?  
R.: Olha, é do conhecimento de todos que acompanham a história da banda Iron Maiden que Paul Di’anno é uma pessoa polêmica e de personalidade forte. Além disso, ele está com 53 anos e imagino que não deve ser nada fácil pra ele levar essa vida na estrada, com mais de 100 shows por ano. Contudo, aqui em Pouso Alegre, apesar de um atraso dele e de sua banda para subirem no palco, Paul se mostrou uma pessoa tranquila e atenciosa com os fãs (que ele atendeu após sua apresentação).
Com relação a sua apresentação, eu acho que foi um ótimo show de Heavy Metal. Paul, ainda pode ser considerado um competente vocalista do estilo e a apresentação durou quase duas horas, sendo que o show de Pouso Alegre registrou o 2º maior público de toda tour nacional dele!
Remember Tomorrow - Pouso Alegre durante o 4º Triumph of Metal:
  
                                          
Q.: Quanto ao público do Triumph of Metal de 2010, o que vocês tem a dizer?
R.: Só temos coisas boas pra falar do público da 4ª edição do evento. Além da presença da galera de Pouso Alegre, recebemos excursões de muitas localidades do sul de Minas e algumas do estado de São Paulo.
Muitas pessoas também vieram de carro ou ônibus de vários pontos da região sudeste e até de fora dela. Aliás, em todas as edições do Triumph o público sempre foi um show à parte!
Gostaria de aproveitar o espaço aqui e agradecer a todos os headbangers que já compareceram nos eventos e também pedir desculpas pra eles por alguma falha que já ocorreu.
Q.: Como vocês vêem o cenário Rock/Metal atual da nossa região (sul de minas)?
R.: O sul de Minas é foda! Sentimos orgulho de morarmos nessa região de Minas e de alguma forma contribuir para o crescimento da cena.
Existem ótimas bandas aqui, de todos os estilos, várias cidades também organizam seus eventos que crescem e se aperfeiçoam a cada edição.
Acredito que estamos vivendo atualmente, no sul de Minas, um dos seus melhores momentos no que diz respeito ao Rock/Metal. Também creio que o sul de Minas possui hoje uma das cenas undergrounds mais fortes e atuantes de todo o Brasil.
A galera tem apoiado em peso os eventos e bandas e isso é muito legal! Prova disso é que a agenda da região continua cheia, e festivais muito legais estão pra rolar já nas próximas semanas/meses por aqui: 2º Rock in Hill (Bueno Brandão), Delirious Rock (Varginha), Kebra Ossos V (Poços de Caldas), CHCM III (Cambuí), 3º Heavy Metal Thunder Fest (Pouso Alegre – que agente também organiza) e outros...
Q.: Por que houve um grande intervalo entre a 3ª e 4ª edição do festival?
R.: Realmente houve um intervalo muito grande entre a 3ª e a 4ª edição.
Isso se deve a vários motivos: falta de tempo, compromissos com família, trabalho, estudos... Mas o principal motivo é a grande dificuldade de se obter apoio e firmar parcerias. Nesse ano de 2010, acabamos conseguindo firmar uma parceria com Marcel Castro e, enfim, reativar o festival.
Q.: Podemos esperar para um futuro próximo a 5ª edição? Se sim, o que podemos esperar dela?
R.: Nossa vontade é de transformar o Triumph of Metal num evento anual, integrante da agenda cultural da cidade de Pouso Alegre. Nesse momento estamos trabalhando na elaboração de projetos para serem inscritos nas Leis Municipal e Estadual de incentivo à cultura, com o objetivo de conseguirmos patrocínios a altura de uma próxima edição. Se tudo der certo deveremos ter já no ano que vem, a 5ª edição do festival, com nomes importantes do metal nacional, com novas promessas da cena e talvez uma atração internacional como na edição de 2010.
Q.: Como está sendo a repercussão da 4ª edição do festival por ter trazido um nome de peso, como o do Paul Di’Anno?
R.: A repercussão da 4ª edição tem sido muito boa e até surpreendente pra nós. Como é do conhecimento de muitos, tivemos alguns imprevistos e atrasos no início do evento (o que levou ao fato de 2 bandas não se apresentarem, infelizmente), mas parece que as pessoas entenderam/compreenderam o ocorrido. Também devemos destacar que os 5 shows que rolaram foram bem legais. Além da marcante apresentação de Paul Di’anno, as bandas Chakal (lendária banda do Thrash Metal nacional), Evil Eyes (Dio Tribute) e Silent Hall também fizeram ótimas apresentações, deixando uma impressão muito boa nos presentes.  
Q.: Quem vocês gostariam de trazer pra região sul mineira nas próximas edições?
R.: Olha, tem muitas bandas legais do Brasil que somos fãs e que gostaríamos de convidar para participar das próximas edições. O Viper de São Paulo e o Overdose de Belo Horizonte seriam dois ótimos nomes para integrar o cast de uma futura edição, mas me parece que essas bandas estão paradas atualmente. Mas com certeza numa próxima edição do festival deveremos contar com um ‘cast’ de bastante qualidade, com bandas dos mais variados estilos (dentro do Metal).
Q.: As outras edições do festival também foram em parte beneficentes como nessa 4ª edição?
R.: Sim, desde a primeira edição sempre nos preocupamos com o lado social. Nessa 4ª edição conseguimos arrecadar cerca de ½ tonelada de alimentos que foram doados para instituições filantrópicas locais. Além de ajudar a quem precisa, achamos legal vincular o Rock/Metal a causas sociais, pois isso acaba ajudando a nos fortalecer perante a sociedade. Sociedade esta que quase sempre tem uma idéia preconceituosa e distorcida dos eventos, bandas e dos bangers.
Q.: Obrigado pela entrevista. Se quiserem, deixem uma mensagem ao público.
R.: Eu que agradeço a vocês do Quimeras - Metal Blog  pelo espaço e atenção. O canal do evento no YouTube (www.youtube.com/triumphofmetal) possui vários vídeos da 1ª e 3ª edição do Triumph of Metal e em breve vamos disponibilizar vídeos da 2ª edição e vários da 4ª de 2010. Gostaria de mandar um abraço pra todos que sempre apoiaram os eventos: headbangers, patrocinadores, apoiadores, imprensa.... Valeu!
Headbangers, continuem apoiando as bandas e os eventos.
Vida longa ao Metal!
By Harumi
Queremos agradecer imensamente ao Rodrigo e aos demais organizadores por estarem na luta pelo reconhecimento e fortalecimento do Metal em nosso país e parabenizá-los pelo excelente festival!
Confira algumas fotos do Triumph of Metal 2010:
 Silent Hall

Scelerata

Paul Di'Anno

Chakal

Evil Eyes (Dio cover)



Triumph of Metal 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc