Pular para o conteúdo principal

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)  
Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc. 

Derek Riggs

Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do Iron Maiden. Riggs é o responsável pela criação do querido mascote Eddie, assim como o criador da maior parte das capas do Iron. 
O estilo dele é impressionante. A riqueza de detalhes, com desenhos extremamente agressivos e ao mesmo tempo muito coloridos faz com que seja impossível que suas obras passem despercebidas.

Resultado de imagem para derek riggs capas

Iron Maiden "Aces High" EMI 12-EMI-5502 12" Vinyl Maxi-Single #VinylRecord #DerekRiggs #HeavyMetal #IronMaiden #Eddie #Vinyl



Resultado de imagem para iron maiden iron maiden

Resultado de imagem para iron maiden powerslave

Embora ele não seja mais o desenhista oficial do Maiden, a influência de seu estilo ainda está indiscutivelmente presente em toda a identidade gráfica da banda. Além do Iron, Derek Riggs também já fez capas para bandas como Dream Theater, Gamma Ray, Stratovarius, The iIon Maidens, Bruce Dickinson, Timo Kotipelto, Timo Tolki, entre muitos outros.





Confira mais em: 



Alex Ross


Famoso por ilustrar importantes obras da Marvel e da DC, Alex Ross também ilustrou brilhantemente algumas capas de álbuns do Anthrax, como We've Come For You All, Music of  Mass Destruction e For All Kings. 



 Resultado de imagem para We’ve Come for You All“
Resultado de imagem para music mass destructive

Resultado de imagem para for all kings


@alexrossart


Edward J. Repka


Na minha opinião, Scream Bloody Gore do Death tem de longe a capa mais legal de Death Metal de todos os tempos. O responsável por esse trabalho incrível é o artista americano Ewdard J. Repka, que também foi o responsável pelas capas dos álbuns Leprosy e Spiritual Healing.

Resultado de imagem para scream bloody gore

Resultado de imagem para leprosy death


O artista é um dos ilustradores mais conhecidos do metal extremo e fez capas muito marcantes. Se você é fã de Thrash Metal provavelmente tem álbuns ilustrados por esse artista na sua coleção, uma vez que ele já fez capas para bandas como Megadeth (as capas mais legais da banda são dele), Atheist, Defiance, Guilhotine, Nuclear Assault, Venom, Whiplash, Vio-lence, Toxic Holocaust, Possessed, entre muitas outras (muitas mesmo!).
O estilo desse artista é muito impressionante. Seus desenhos são muito detalhados e coloridos e geralmente incluem representações de críticas sociais e políticas de forma bem direta e agressiva.

Resultado de imagem para edward j repka megadeth

Resultado de imagem para edward j repka venom here lies

Imagem relacionada

Resultado de imagem para possessed beyond the gates

Resultado de imagem para abiotx straight of hell

Resultado de imagem para atheist piece of time

Resultado de imagem para nuclear assault game over


Confira mais em:
https://www.facebook.com/pages/category/Artist/Ed-Repka-Illustration-135060286561078/

Dan Seagrave


Conheci esse artista a alguns anos atrás devido ao seu trabalho  no álbum Left Hand Path do Entombed, que é uma capa que dispensa comentários de tão linda.

Resultado de imagem para entombed left hand path rar



Nos trabalhos desse artista é possível notar uma linda riqueza de detalhes em um universo sombrio e fantástico. Não é a toa que ele foi convidado para fazer muitas capas de muitas bandas de Death Metal, como Morbid Angel, Hypocrisy, Suffocation, Benediction, Dismenber, Vader, entre muitas outras.

Resultado de imagem para morbid angel altars of madness

Resultado de imagem para benediction transcend the rubicon

Resultado de imagem para malevolent creation stillborn

Resultado de imagem para clandestine entombed

Confira mais em:
http://www.danseagrave.com/detail/eternity-reflections/

Michael Whelan


Outro ilustrador que tem um trabalho lindíssimo é o americano Michael Whelan, responsável por capas como "Beneath the Remains",  "Arise"  e "Chaos A.D." do Sepultura.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para capas michael whelan

Esse artista também trabalhou com Soufly, Cirith Ungol, Obituary e Sacred Rite. Esse artista consegue criar imagens impressionantes e é um dos meus preferidos.

Resultado de imagem para capas michael whelan



Imagem relacionada

@theartofmichaelwhelan

https://www.michaelwhelan.com/


Por Emília Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc