Pular para o conteúdo principal

Eluveitie 20/01/2012: Impressões e Relatos de fãs

Foto por Irisbel Mello
Quem diria que com apenas um ano após sua primeira vinda ao Brasil, os suíços do Eluveitie retornariam!

A agenda da banda é bem apertada e mesmo assim eles fizeram questão de voltar em Janeiro deste ano e mostrar um pouquinho do que estava por vir com o álbum Helvetios.
A base de fãs da banda merece ser citada com destaque. São fãs dedicados, não somente à banda, como também a uma cultura histórica toda. Se organizam para ir aos shows juntos e trocam informações freneticamente.
O local da apresentação foi o mesmo do ano passado, o Estúdio Emme. Desta vez nada de banda de abertura, o encarregado de aquecer o público foi o grupo Hednir com encenações de lutas/combates Medievais.
Creio que um pequeno palco construído em frente ao palco de verdade seria o lugar para tal encenação. Mas, acabou nem sendo usado. Assim, muitos que como eu estavam grudadinhos neste palco só a espera de Chrigel e companhia acabaram sem ver o grupo Hednir atuando ao fundo da casa de shows.
A ansiedade para que a banda subisse ao palco era imensa, até da parte de quem já havia os visto ano passado. Uma breve Intro (do álbum Slania) finalmente nos faz entrar no mundo do Eluveitie, em seguida Everything Remains As It Never Was é executada e o público... Ah precisa  mesmo dizer como estávamos?
Nil e Kingdom Come Undone agitaram mais ainda os presentes. Chrigel sempre comunicativo, saudava São Paulo e explicou que instrumentos acústicos em ambientes quentes necessitavam de afinação constante. Após essa pequena pausa, o Estúdio Emme voltou a estremecer e com mais força ainda com Calling The Rain e Thousandfold.
Chrigel fez um anúncio inesperado por todos. Anna Murphy estava com a voz muito prejudicada naquela e noite, deixando assim de fora a esperada faixa A Rose For Epona (do álbum que estava prestes a ser lançado ainda). Mesmo assim o público não desanimou, e o show seguiu em frente justamente com composições inéditas. A primeira apresentada foi Meet The Enemy, que já não era  exatamente desconhecida, pois dias antes eles soltaram esta faixa na internet para que todos soubessem  o rumo do novo álbum batizado de Helvetios. A surpresa mesmo ficou por conta de Havoc, composição "fresquinha" que pudemos desfrutar.
De volta às composições antigas tivemos Tarvos, The Arcane Dominion, The Song Of Life, Your Gaulish War e a mais conhecida de todas, Inis Mona! Inis Mona ao vivo, com todos cantando em uma só voz é sensacional!
O bis veio com Tegernakô, outra música enérgica e que encerra bem show.
Os músicos são incríveis no palco. Destaque para Simeon Koch e Kay Bren que não param um minuto sequer. Anna e Meri sempre sorridentes, olhando firme para o público.
O setlist foi realmente curto, a banda logo que saiu da casa de show correu pro aeroporto para cumprir suas datas no México.
Mesmo com a Anna sem voz, acredito não haver perdas realmente, já que há chances muito altas da banda retornar no ano que vem. Sendo assim, poderemos ter um show bem mais focado no já lançado Helvetios.


Eluveitie - Inis Mona in Sao Paulo


Na estréia da banda em terras brasileiras no ano passado, os integrantes puderam desfrutar um pouco mais de São Paulo tanto durante o dia conhecendo a famosa Galeria do Rock quanto de noite dando aquela volta na Rua Augusta. Muitos fãs tiveram a oportunidade de conversar bastante com eles e até de tomar alguns drinks juntos.
Esperamos muito que da próxima vez haja mais tempo para a banda repetir a dose de passeios.
Falando no show de 2011, senti demais não ter ido. Estava cheia de planos e cheguei a ter certeza de ida. Por vários motivos não pude ir. Havia pensando em matérias bem completas sobre a banda, contando até  com outros fãs.
Resumindo; como vejo uma interação muito boa entre os fãs da banda, quero dar espaço a quem quiser falar  sobre os shows, a banda em si, etc:



Entrevista rápida com alguns fãs:

Nome: José Antonio Alves

Em qual show esteve? São Paulo em 2011, Curitiba e São Paulo em 2012.

Um momento com a banda? São Paulo em 2011, o primeiro contato com eles... Foi memorável! 

Músicas Favoritas: Quase todas! Mas as favoritas são: Tegernakô, Inis Mona, Slania's Song, Calling The Rain, Brictom, Thounsandfold, The Essence of Ashes e Luxtos.





Nome: Eduardo Henrique Gadens

Em qual show esteve? Estive nos de 2011 e 2012 em São Paulo.

Um momento com a banda? Antes e depois do show em 2011. A simpatia do pessoal da banda com os fãs foi demais e poder passar a madrugada num barzinho com uma galera, mais o Chrigel e o Päde Foi algo que nunca mais vou esquecer.

Músicas Favoritas: Your Gaulish War e A Rose For Epona.




Nome: Fernando Góes Luiz 

Em qual show esteve? 20/01/2012 em São Paulo, Estúdio Emme.

Um momento com a banda? Logo que eu cheguei na frente do Estúdio Emme, já vi a Meri, o Chrigel, o Kay, o Sime e o Päde do outro lado da rua, tomando um capuccino. Tirei foto primeiro com a Meri, logo depois da foto ela pediu meu isqueiro emprestado (que guardo como recordação até hoje). Agradeci, disse que era o maior prazer do mundo conhecê-los pessoalmente e que eles eram minha banda favorita. Ela extremamente simpática, agradeceu bastante e disse que ama o Brasil e seus fãs brasileiros, pois os fãs daqui realmente gostam da banda. Depois disso tirei foto com o Chrigel, Kay e Sime (o Päde já havia retornado ao Estúdio).

Músicas Favoritas: Thousandfold, Omnos, Quot The Raven, A Rose For Epona, Bloodstained Ground, Calling The Rain, Havoc, (Do)minion, Neverland, Meet The Enemy, Luxtos, Sempiternal Embers, Kingdom Come Undone, Setlon, Memento, Santonian Shores; Of Fire, Wind and Wisdom, Slanias's Song, Uxellodunon, The Uprising, The Song of Life, Your Gaulish War, Lament, Inis Mona, The Essence of Ashes, Tegernakô, Tarvos, Voveso in Mori, The Somber Lay e Nil.



             




Nome: Niha Carteña


Em qual show esteve? 2011 - Curitiba e São Paulo. 2012 - Curitiba e São Paulo. Total de 4 shows.

Um momento com a banda? Só 1? Eu tenho vários (risos). Dá até saudade de pensar... Vou falar do primeiro em 2011 e do último, que mais me marcou desse ano.
Em 2011 tive a oportunidade de ver a banda antes de começar sua tour pelo Brasil, lembro que foi uma quarta-feira que eles embarcaram aqui e lá fui eu junto com um amigo na Galeria do Rock (precisamente em 26/01/2011) ver a banda. Pois, haviam falado que eles estariam por lá. Quando todos eles passaram por mim, eu só consegui dizer "Hi, Meri", quando ela passou do meu lado. Ela respondeu "Hi" também e você pode imaginar o que aconteceu com a criança aqui, né? Tentei gravar um vídeo, na realidade eu gravei, mas estava tremendo tanto que uma amiga teve que segurar um pouco pra que eu gravasse. Em resumo, a Meri foi a primeira a me dar "Oi" da banda, depois disso consegui passar um tempo com eles (Chrigel, Kay, Päde) no hotel em que ficaram hospedados em São Paulo.
Fiquei mais tempo conversando com o Chrigel, pois ficamos num bar. Mais tarde veio Kay e Päde jogar sinuca e beber conosco e alguns amigos que eu tinha avisado aonde ficava o hotel, via Orkut na época.
Em 2012, dois momentos do qual me recordo bastante foram os presentes que eu dei a Meri e a Anna em Curitiba. Assim que a Anna ganhou o anel , ela o colocou no dedo, agradeceu e tocou o show todo com ele. A Meri também adorou o cordão que eu dei pra ela.

Não que eu não goste de todos os outros membros, mas o Päde sempre foi alguém que admirei muito na banda, assim como o Chrigel; consegui conversar bastante com ele em Curitiba (inclusive em espanhol), ele é uma pessoa adorável. Ele e o Merlin que responderam uma entrevista para nosso site, dias antes de virem de novo ao Brasil.
Antes de ir para o show em São paulo, conversei por alguns instantes pelo facebook mesmo, com o Päde. Isso me marcou bastante, foi no mesmo dia do show desse ano, achei legal ele lembrar de mim de Curitiba e pedir pra que eu postasse pelo Facebook do Eluveitie Brasil, uma nota alertando sobre a agenda de shows corrida deles e que isso era terrível para eles, por não poderem passar um tempo com os fãs. Por fim, consegui chegar no show a tempo de levar dois fãs para verem a passagem de som da banda. Fiquei muito contente porque instintivamente vi o Päde no palco, acenei e ele fez o mesmo de volta. Com certeza aquilo me marcou bastante e todas as outras lembranças que eu tenho guardadas comigo deles. Eles são pessoas muito especiais e que com certeza me tem sempre como fã!

Músicas Favoritas: Ai que difícil! Primordial Breath, Inis Mona, Lament, Helvetios, Meet The Enemy, Havoc, Everything Remains As it Never Was, Thousandfold, Omnos e muitas outras.

             












Nome: Nana Lopes

Em qual show esteve? No de 2011 em São Paulo.

Um momento com a banda? Uma história engraçada e dolorosa ao mesmo tempo. Durante o show, como estava um calor insuportável, o pessoal da banda começou a jogar garrafas de água pro público. Só que eu estava um pouco distraída, olhando pro outro lado do palco, quando o Päde jogou a garrafa na minha direção, acertando bem em cima da minha boca. No momento senti uma dor muito intensa e a garrafa caiu no chão e foi uma luta pro pessoal que tava do meu lado conseguir pegá-la. Quando percebi eu estava pingando sangue! E quando minha amiga olhou pra mim, minha boca estava completamente encharcada de sangue. Acabei indo parar no camarim deles, enquanto o show rolava, pra que pudessem aplicar gelo e remédio em mim (e eu nem havia percebido que estava nos camarins, só percebi quando reparei em várias malas ao meu redor). Era pra eu ter levado um ponto em cima da boca e depois do show acabei conhecendo e explicando o acontecido pra eles; que por sinal, ficaram preocupados e foram muito atenciosos e carinhosos comigo! Enfim, foi um show inesquecível e tenho a cicatriz até hoje. Mas valeu MUITO à pena!

Músicas favoritas: Difícil citar só algumas, mas entre as minhas favoritas estão Inis Mona (por ter sido a primeira que escutei, até mesmo de Folk Metal), Isara, (Do)minion, Alesia e Everything Remains As It Never Was.




  
        


Nome: Larissa Barbosa

Em qual show esteve? Show de 2012 em São Paulo.

Um momento com a banda? Meu momento com a banda foi breve. Depois do show, fiquei esperando a Meri sair para autografar meu  violino. Quando finalmente ela saiu, pedi o autógrafo e recebi um "sorry"... Mas sabe como é, brasileiro não desisti nunca. Meu pai então, quase entrando na van da banda, deu o violino na mão da Meri, enfim consegui o autógrafo!

Músicas favoritas: Inis Mona, Spirit, Luxtos, Memento, Carnution Forest e A Rose For Epona.


Violino da Larissa, no qual ela também conseguiu autógrafos de integrantes do Apocalyptica





Nome: Harumi

Em qual show esteve? No de São Paulo - 2012.

Um momento com a banda? Por bobeira e nervosismo (antes do show, na fila à horas eu estava até zonza e na saída eu estava desesperada de não perder minha carona) não consegui exatamente estar com a banda, tirar foto com eles e tal. Só os vi de perto algumas vezes. Porém, na hora do show mesmo, eu consegui ficar na frente do palco (o que é tudo de bom pra uma pessoa de 1,50 m só). Claro, que muita gente estava tentando me tirar daquele lugar privilegiado e cheguei até a bater em um menino que estava me macetando e me empurrando. Sim, eu literalmente lutei por aquele lugar e ganhei! Logo na execução da introdução, com o empurra-empurra o palco menor foi sumindo, ele literalmente entrou por baixo do palco principal. Nessa hora houve um corre-corre e eu novamente lutando pra manter meu espaço, consegui me manter na frente, não sei como. Quando percebi, estava bem embaixo do Chrigel. Todas às vezes que ele agachava eu sentia a voz dele batendo no meu rosto. Jamais conseguirei transmitir o que senti aquela noite, eu já não ouvia a voz dele somente com os ouvidos eu podia ouvir a música com a minha pele... A Meri e a Anna prestavam bastante atenção no público. E eu simplesmente ficava boba quando alguma delas direcionava esse olhar à mim.
Antes de tudo isso tem o começo da minha jornada rumo à São Paulo totalmente sozinha e tudo o que foi dando fora do planejado e que na verdade, só estavam me encaminhando pro certo. Só que aí a história fica muito longa, cheia de personagens e pessoal demais pra expor aqui.     

Músicas favoritas: Tarefa difícil listar só algumas, mas as que escuto com mais frequência são Slania's Song, Tegernakô, Ne Regv Na, Anagantios, Nil, Quot The Raven, Inis Mona, Thousandfold, Calling The Rain, Brictom, Omnos, Voveso in Mori, Memento, Isara, Luxtos, Alesia e A Rose For Epona.


Algumas fotos de minha autoria:
















By Harumi


Comentários

  1. Show de bola a matéria e as fotos!! :)

    ResponderExcluir
  2. =[ Caralho, ficou linda a matéria e as fotos (algumas eu tinha até visto), mas poxa... só fiquei mais chateado de não ter ido no show :'(

    Ano que vem eles voltam!! !AHHHH VOLTAMMMM!! ACHO BOM VOLTAREMMM!!!!!!! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, tem muitas chances deles voltarem ano que vem, aí vc vai comigo! \o/

      Excluir
  3. Adorei a matéria e principalmente as entrevistas. Fui no show deles em 2011 Sp, foi um sufoco enorme mas valeu apena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola, fiquei curiosa. Me conta mais da sua ida. Posso adicionar seu depoimento nesta matéria sem problema algum.
      Se interessar nisso, mande e-mail para: blogmetalquimeras@gmail.com

      Abraço!

      Excluir
  4. Muito legal a matéria, curti muito o comentários e as fotos tb, só me faz querer mais estar em um show deles :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc