Pular para o conteúdo principal

Iron maníacos: Léo Santos


É com um depoimento e tanto do locutor do Brasil in Metal, Léo Santos que inauguramos a série Iron maníacos.
Queremos dar espaço pra você deixar registrado em nosso blog sua história envolvendo a maior banda do mundo!




Iron Maiden foi a primeira banda de rock/metal que ouvi na vida e gostei. Antes deles, havia ouvido Guns n' Roses, mas não tinha gostado e hoje em dia gosto menos ainda.

Na época que tentei ouvir Guns, ainda no ginásio, o nome 'Iron Maiden' já era de meu conhecimento, mas como ninguém no meu ciclo de amizades gostava disso, eu era muito novo, nunca tinha ouvido falar em CD, cidade pequena de interior, rádio só sertanejo... Enfim, muitas coisas colaboraram contra.

Na 7ª série eu disputava campeonatos de Handball pela escola. Na disputa pelo estadual fomos à uma cidade e a noite, em uma banca de jornal, vi uma revista que ainda tenho guardada, falando sobre o Iron Maiden. A revista tinha como matéria principal a história do Eddie com o Derek Riggs.

Além disso trazia uma mini biografia da banda e a discografia deles.

Gostei muito da revista e depois de um tempo começou a época de "gravar CDs". A gente pagava pra alguém gravar pra gente. Selecionei algumas músicas a torto e a direito com base na discografia que tinha naquela revista e mandei gravar o CD. Lembro da ordem das músicas, mesmo não tendo mais o CD:

1) Aces High

2) Bring your daughter... to the slaughter
3) Can i Play with madness
4) Deja Vu
5) Flight of Icarus
6) Fear of the Dark
7) The Evil that Man Do
8) The Number of the Beast
9) Wasted Years

Hoje em dia eu vejo essa lista de músicas que escolhi completamente ao acaso e não consigo deixar de pensar que essa foi uma das poucas vezes que senti um fator inexplicável conduzir meus atos, porque até hoje continuo considerando essa play lindíssima. <3

Pois bem, me apaixonei por esse CD, comprei uma revista com letras das músicas, comprei o "The Number of the Beast" (meu primeiro álbum original da vida), depois o "Fear of the Dark" e por aí foi... Eu amava o Iron e desde o início era fã declarado do Steve Harris, achava foda demais.

Em pouco tempo minha música preferida passou a ser "The Prisioner". Continua sendo uma das preferidas até hoje, falando a verdade, mas hoje em dia é muito difícil falar UMA preferida...

Pois bem, pulando a melação de saco, logo no meu primeiro emprego, com 14 anos de idade, tive a chance de ir pra um show do Iron.

Pena que não aproveitei. Era office boy em um escritório de contabilidade, quando soube que o Iron faria um show no Brasil, nessa época um amigo fazia caravanas, não tive dúvidas: EU IRIA. No dia do pagamento, sai do escritório e fui direto pra casa dele. No caminho, perdi meu salário do mês inteiro...

Anos depois a chance se repetiu e dessa vez EU FUI! Pena que não consegui ver o show. Por um problema na contagem dos ingressos, eu e mais três amigos ficamos sem ingressos e ouvimos o show do lado de fora.

Foi um dia realmente triste... Pelo menos, por conta disso ganhamos ingressos pro show do Ozzy que acabou sendo alguns meses depois.

No ano seguinte eles voltaram e, dessa vez, eu FUI e VI o show! Quando eles começaram a tocar eu me senti uma menininha e chorei a primeira música inteira!

O Iron é uma banda que eu admiro muito e em muitos sentidos. O Steve é um baixista formidável, claro, hoje em dia muitas pessoas superam ele, mas na época ele era um dos poucos a ser tão ágil. O Dave é uma simpatia, aparentemente super humilde. O Nicko e o Janick são super simpáticos, sempre felizões... O Bruce tem todas as qualidades que são constantemente lembradas por todos.

Além disso, uma coisa que eu AMO em qualquer banda é ver letras bem escritas. O Iron aborda muitos temas históricos, fazem paralelos entre história e atualidade, existem críticas sociais dentro de suas letras, existem brechas de interpretações politico-sociais nelas também. Isso me deixa muito feliz, saber que além de toda a qualidade e a paixão que a banda me desperta, ainda posso parar e refletir sobre o que escrevem
.



Coleção do Léo Santos:







Léo Santos apresenta todo domingo, às 18:00 pela rádio Blast! o programa Brasil in Metal. 



Para participar enviei seu texto para: blogmetalquimeras@gmail.com



Comentários

  1. Iron é realmente uma banda emocionante. Não vejo a hora de ver outros depoimentos de como o Iron Maiden é uma banda ímpar entre os fãs! <3

    Parabéns, Haruzita.

    ResponderExcluir
  2. seria legal se vc identificasse os shows!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc