Pular para o conteúdo principal

Balanço Musical 2011 por José Antonio Alves



 José Antonio Alves, 22 anos, sou estudante de informática e colaborador dos sites Whiplash.net e Eluveitie Brasil, este o único fã-clube brasileiro da banda suiça Eluveitie.  Trabalho na área administrativa, mas encontro um tempo para (tentar) escrever e acompanhar eventos sobre o que me acompanha desde os 13 anos de idade: Metal! Adorador desde o rock clássico até o Death Metal. Procuro conhecer de tudo um pouco para adquirir mais conhecimento e crescer musicalmente, sem radicalizações dentro do estilo.





Este é um momento dificil, já que fazer um "apanhado" das bandas que ouvi ano passado é uma tarefa árdua. Muitas bandas conhecemos, outras voltamos a ouvir, e assim passa o ano musical. Posso dizer com segurança que 2011 foi o ano que mais conheci bandas, dos lugares mais improváveis e distantes que possam imaginar. A internet foi uma grande aliada, especialmente o Youtube e também uma das boas novidades do ano de 2011: o Programa Heavy Nation, apresentado pelos ótimos Julio Feriato e Paula Baldassarri, e claro, indicações, de muitos amigos. Então, sem mais delongas, vamos ao que bombou no meu mp5 este ano... \m/


Começarei pelas novidades, bandas que não conhecia e que agora acompanho e muito!

Equilibrium - Alemanha

O EQUILIBRIUM é uma banda alemã que combina elementos do folk, black metal e metal sinfônico, com diversos instrumentos, incluindo guitarras e flautas. Seus riffs refletem melodias tradicionais germânicas, abordando nas letras a mitologia germânica. Todas as letras são em alemão, assim como a maioria dos títulos. É uma verdadeira viagem épica, os álbuns demonstram grandes arranjos instrumentais, indico todos, especialmente o primeiro, "Turis Fratyr", álbum de estréia dos germânicos.

Música: "Blut Im Auge"



Battlelore - Finlândia

Estes finlandeses trazem elementos do folk conbinados com uma atmosfera doom e passagens épicas, pena que entrou em uma fase de "pausa por tempo indeterminado". "... Where Shadows Lies" e "The Last Alliance" são os álbuns que mais ouvi, são recomendados!

Música:  "Third Immortal"



Coral de Espíritos - Brasil

Brutal!!! Essa foi a palavra que me veio a cabeça ao ouvir o som do Coral de Espíritos. Os músicos demonstram um Death Metal bem técnico, sem frescuras, sem dúvida uma sapatada na orelha para acompanhar de perto, e do Brasil!

Musica: "Reborn Through The Sorrow"



Exhortation - Brasil

Outra banda que me surpreendeu e muito na primeira audição! Oriundos de Capivari-SP, a banda liderada pelos brutais vocais de Aline Lodi e Cia lançou depois de muito trabalho árduo na estrada o ótimo "The Essence Of Apocalypse", sem dúvida uma grande promessa do Death Metal nacional!

Musica: "Famine"



Hortus Animae - Itália

Uma banda que até já tem uma estrada percorrida, mas que tive o prazer de conhecer apenas no ano passado. Estes italianos praticam um black metal com pitadas progressivas, me impressionou muito o ótimo "Waltzing Mephisto", de 2003, aliás, conheci o trabalho deles através de outra banda italiana, que falarei a seguir.

Musica: "Enter"



Graveworm - Itália

Sim, os italianos do Graveworm praticam  o que chamamos de black metal sinfônico, é sapatada atrás de sapatada! A banda que já excursionou com  Destruction e Kataklysm, usa muitos elementos bem trabalhados, instrumentalmente falando, também já estão há um tempo na estrada.

Musica: "See No Future"





Shadowside - Brasil

Eu confesso que começei a prestar atenção para valer na Shadowside este ano. Primeiro, através do ótimo "Theatre Of Shadows", que me cativou, depois com o lançamento do excelente álbum "Inner Monster Out". Uma produção digna fez com que Dani Nolden e cia fizessem um trabalho exemplar, com músicos de peso convidados, realmente, um marco no heavy metal brasileiro.

Musica: "Angel With Horns"



Houveram muitas bandas que conheci que mereceriam destaque também, mas separei abaixo algumas que já eram conhecidas por mim e que continuaram reinando no meu mp5:

Alestorm - "Shipwrecked" 


Arkona - "Stenka na Stenku" 


Rotting Christ - "Non Serviam"


Iron Maiden - "Only The Good Die Young"


Eluveitie - "Gray Sublime Archon" 


Saxon - "I´ve Got To Rock(To Stay Alive)"


Rammstein - "Wo Bist Du" 


Arch Enemy - "Nemesis"


Udo - "Go Back To Hell"


Torture Squad - "Holiday in Abu Ghreib" 


Amon Amarth - "Twilight Of The Thunder God" 



Claro, é uma missão realmente dificil como citei anteriormente enumerar estas bandas, mas para não deixar de citar outras excelentes bandas, Anthrax, Death, Heidevolk, Kansas, Anthares, Cavalera Conspiracy, Violator, Garbage, Kamelot, Hugin Munin, Amaranthe, X-Japan, Eternal Tears Of Sorrow, Candlemass, Orphaned Land, Aclla,  Comando Nuclear, Hibria, Týr, Nile, Finntroll, Judas Priest, In Flames, Korpiklaani, Celesty, Turisas, Iced Earth, Riot, Blue Öyster Cult, Isengard, Krisiun, Ecliptyka, Therion, Manu Littiery, Amorphis,  Ensiferum, Alestorm, Rhapsody Of Fire, Helloween, Stratovarius, Fractal Gates, Harppia, Holy Grail, Black Sun Aeon, Nemesea e Schandmaul também estiveram presentes ano passado!


By José Antonio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc