Pular para o conteúdo principal

Parangolé plagiando Angra?

   Na terça-feira, 19 de Abril o guitarrista do Angra Kiko Loureiro postou em seu Twitter sua indignação com a alta semelhança de seu riff criado em 2001 para a canção Nova Era com o riff presente em meio à canção Azevixe do Parangolé.
   Em resposta, Leo Santana (vocalista da banda de pagode) diz não conhecer a banda Angra e afirma que já tocava a música em questão há 4 anos e que a mesma foi apresentada à eles por um produtor.


   Acompanhe por prints o que rolou no Twitter:






  Podemos ver claramente como Kiko e Felipe estão indignados, mas em nenhum momento apelaram para palavras ou frases prontas de baixo calão.
    Nova Era foi criado e registrado em 2001, então essa história de Azevixe ter 4 anos e portanto ela ser a original não cola!  
   Parando para analisar os riffs das duas canções, não é que são bem parecidas mesmo?!



   Veja agora a explicação dada por André Merenda ao jornal da Globo:



   Pelas palavras do próprio André, plágio assumido!
   
  A maior revolta coube aos fãs e “não fãs” das duas bandas que até agora trocam ácidas palavras nos mais diversos meios de comunicação. Principalmente no Twitter (onde tudo começou).

   Não se sabe ao certo quem lançou a hashtag #ParangoLIXO mas é fato que ela se espalhou rapidamente, contando até mesmo com o apoio de quem nem curte qualquer gênero de Heavy Metal. Chegando a ser o 2° assunto mais comentado entre os usuários brasileiros, e permanecendo pelo menos dois dias nos TT’s Br.

   Claro que não demoraria pra essa história toda ir parar em telejornais e em grandes portais da internet, que em sua maioria se mostraram extremamente despreparadas para argumentar de forma coerente e a constatação mais triste é ver que boa parte destas, ocultaram informações que levam o leitor leigo a achar que quem está errado é justamente quem foi plagiado. Alguns nem mesmo ofereceram meios para que o leitor pudesse comparar os trechos das duas canções.
   Até mesmo a questão do plágio em si acabou sendo deixada em segundo plano. Preocuparam-se mais em criar uma rivalidade entre os públicos de ambas às bandas do que noticiar os fatos.
   Não é difícil encontrar quem tente amenizar a gravidade de um crime como o plágio, dizendo que há muito mais com o que se preocupar. Mas, queria ver se acontecesse com essas pessoas a situação de criarem algo e depois simplesmente serem plagiadas por qualquer um.
Só pelo título de algumas reportagens já vemos a pretensão em se denegrir a imagem do Heavy Metal.
  Muitos também perguntam (em tom sarcástico) como Kiko Loureiro ficou sabendo do plágio; pelas minhas pesquisas, cheguei a uma informação que se confirmou por um tópico em uma comunidade do Angra pelo Orkut (que sempre visito) e pelas palavras do próprio Kiko em entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record.




   Os vizinhos de um dos fãs da banda estava escutando a canção que contém o riff parecido com o de Nova Era, então esse fã resolveu avisar o guitarrista por Twitter, além de ter criado um tópico na comunidade que citei para que os outros fãs do Angra pudessem comparar as músicas.
O problema é só a questão do plágio. A banda Angra inclusive, tempos atrás autorizou que o Calcinha Preta (grupo de forró) fizesse uma versão de uma de suas músicas. Pois, eles fizeram a coisa certa, entraram em contato e pediram permissão.
   Angra é um nome mundialmente consagrado, com músicos que se tornaram referência para outros músicos dos mais diversos gêneros musicais tanto do Brasil quanto do exterior.
Uma boa parcela da população brasileira não conhece Angra e por isso ignorantemente acredita que a banda precisa de um ocorrido como esse para aparecer e nem sequer imagina a grandeza por trás nome "Angra". Grandeza que a mídia convencional até hoje consegue esconder, pois lá atrás já foi plantada a sementinha do preconceito (assunto para um post futuro). 
Preconceito que pode ser desfeito em questão de minutos. A internet está aí para isso, basta uma simples pesquisa sobre a banda, que coleciona feitos, elogios, prêmios e que pode se orgulhar de suas composições muito bem feitas e trabalhadas!  

By Harumi     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc