segunda-feira, 25 de abril de 2011

Parangolé plagiando Angra?

   Na terça-feira, 19 de Abril o guitarrista do Angra Kiko Loureiro postou em seu Twitter sua indignação com a alta semelhança de seu riff criado em 2001 para a canção Nova Era com o riff presente em meio à canção Azevixe do Parangolé.
   Em resposta, Leo Santana (vocalista da banda de pagode) diz não conhecer a banda Angra e afirma que já tocava a música em questão há 4 anos e que a mesma foi apresentada à eles por um produtor.


   Acompanhe por prints o que rolou no Twitter:






  Podemos ver claramente como Kiko e Felipe estão indignados, mas em nenhum momento apelaram para palavras ou frases prontas de baixo calão.
    Nova Era foi criado e registrado em 2001, então essa história de Azevixe ter 4 anos e portanto ela ser a original não cola!  
   Parando para analisar os riffs das duas canções, não é que são bem parecidas mesmo?!



   Veja agora a explicação dada por André Merenda ao jornal da Globo:



   Pelas palavras do próprio André, plágio assumido!
   
  A maior revolta coube aos fãs e “não fãs” das duas bandas que até agora trocam ácidas palavras nos mais diversos meios de comunicação. Principalmente no Twitter (onde tudo começou).

   Não se sabe ao certo quem lançou a hashtag #ParangoLIXO mas é fato que ela se espalhou rapidamente, contando até mesmo com o apoio de quem nem curte qualquer gênero de Heavy Metal. Chegando a ser o 2° assunto mais comentado entre os usuários brasileiros, e permanecendo pelo menos dois dias nos TT’s Br.

   Claro que não demoraria pra essa história toda ir parar em telejornais e em grandes portais da internet, que em sua maioria se mostraram extremamente despreparadas para argumentar de forma coerente e a constatação mais triste é ver que boa parte destas, ocultaram informações que levam o leitor leigo a achar que quem está errado é justamente quem foi plagiado. Alguns nem mesmo ofereceram meios para que o leitor pudesse comparar os trechos das duas canções.
   Até mesmo a questão do plágio em si acabou sendo deixada em segundo plano. Preocuparam-se mais em criar uma rivalidade entre os públicos de ambas às bandas do que noticiar os fatos.
   Não é difícil encontrar quem tente amenizar a gravidade de um crime como o plágio, dizendo que há muito mais com o que se preocupar. Mas, queria ver se acontecesse com essas pessoas a situação de criarem algo e depois simplesmente serem plagiadas por qualquer um.
Só pelo título de algumas reportagens já vemos a pretensão em se denegrir a imagem do Heavy Metal.
  Muitos também perguntam (em tom sarcástico) como Kiko Loureiro ficou sabendo do plágio; pelas minhas pesquisas, cheguei a uma informação que se confirmou por um tópico em uma comunidade do Angra pelo Orkut (que sempre visito) e pelas palavras do próprio Kiko em entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record.




   Os vizinhos de um dos fãs da banda estava escutando a canção que contém o riff parecido com o de Nova Era, então esse fã resolveu avisar o guitarrista por Twitter, além de ter criado um tópico na comunidade que citei para que os outros fãs do Angra pudessem comparar as músicas.
O problema é só a questão do plágio. A banda Angra inclusive, tempos atrás autorizou que o Calcinha Preta (grupo de forró) fizesse uma versão de uma de suas músicas. Pois, eles fizeram a coisa certa, entraram em contato e pediram permissão.
   Angra é um nome mundialmente consagrado, com músicos que se tornaram referência para outros músicos dos mais diversos gêneros musicais tanto do Brasil quanto do exterior.
Uma boa parcela da população brasileira não conhece Angra e por isso ignorantemente acredita que a banda precisa de um ocorrido como esse para aparecer e nem sequer imagina a grandeza por trás nome "Angra". Grandeza que a mídia convencional até hoje consegue esconder, pois lá atrás já foi plantada a sementinha do preconceito (assunto para um post futuro). 
Preconceito que pode ser desfeito em questão de minutos. A internet está aí para isso, basta uma simples pesquisa sobre a banda, que coleciona feitos, elogios, prêmios e que pode se orgulhar de suas composições muito bem feitas e trabalhadas!  

By Harumi     

Nenhum comentário:

Postar um comentário