Pular para o conteúdo principal

Black Sabbath II

O Início do Black Sabbath -  Birminghan, Polka Tulk Blues Band e Earth: 



A cidade de Birminghan, é a segunda maior cidade da Inglaterra.
Durante a idade média a cidade já era um importante centro comercial, mas foi a partir da Revolução Industrial que se desenvolveu plenamente. Durante a Segunda Guerra Mundial, a maior parte da indústria bélica da Inglaterra estava concentrada por lá e por isso a cidade foi alvo de vários bombardeios nazistas. 
Birminghan passou um bom tempo sendo reconstruída. Foi nesse período, entre a reconstrução e reestruturação da cidade, que cresceram os jovens que viriam a formar o Black Sabbath.


Vamos voltar  no tempo e conhecer um pouco da história dos quatro integrantes...

Tony Iommi:

Francis Anthony Iommi, nasceu em 19 de fevereiro de 1948.
Em sua família já existiam músicos e ele tentou aprender alguns outros instrumentos antes da guitarra.
Porém, logo o jovem Tony se apaixonou pelo Rock 'n Roll! Então, começou a se interessar pela guitarra. Ganhou de seu pai sua primeira guitarra, aos 14 anos de idade. 
Nessa época Tony abandonou a escola e começou a trabalhar em uma metalúrgica, afim de  juntar dinheiro para comprar um instrumento mais profissional.
Não demorou muito e ele comprou uma Fender Stratocaster para canhotos e um amplificador. 
Durante esse período integrou várias bandas locais. Em 1965, o The Rockin' Chevrolets (banda que integrava na época) recebe uma proposta para tocar fora da Inglaterra. Tony pediu demissão do serviço, pois acreditava que as coisas finalmente pareciam estar dando certo em sua carreira musical. 
Naquele que seria seu último dia de serviço, acaba sofrendo um acidente onde perde a extremidade de dois dedos (o anelar e médio) de sua mão direita;  
numa máquina que cortava as chapas de aço.
Durante semanas Tony correu atrás de médicos na esperança de ouvir uma resposta positiva, mas todos o desiludiam quanto a poder voltar a tocar uma guitarra. 
Algumas semanas depois, Tony estava em um estado totalmente angustiante, já havia tentado tocar de várias formas e parecia que os médicos estavam certos: ele talvez não pudesse mais voltar a tocar. Até que um dia,  um amigo foi à sua casa e lhe mostrou um guitarrista que mudou o rumo das coisas. 
Django Reinhardt (um guitarrista de Jazz), que tocava com apenas dois dedos na mão que vai no braço da guitarra, ele havia perdido 3 dedos em um incêndio. 
Parecia então, haver uma luz no fim do túnel! Haveria uma possibilidade de voltar a tocar! Iommi criou suas próprias próteses caseiras. Depois disso, ele levou alguns meses pra se adaptar e voltar a tocar.
Finalmente em janeiro de 1968, depois de muita luta, ingressou em uma banda chamada The Rest.



Bill Ward


Willian Thomas Ward nasceu em 5 de maio de 1948, em Aston, Birminghan. Começou a tocar bateria ainda na infância, influenciado por artistas de Jazz.
A paixão pelo Rock começou assim que ouviu Elvis Presley pela primeira vez, depois veio a conhecer Beatles, The Who e outras bandas dos anos 60.
Ele e Iommi se conheceram em Birminghan, ainda nos tempos de escola.
E anos mais tarde, em 1968, quando Iommi estava no The Rest, eles precisavam de um baterista e foi então que Iommi e Ward se reencontraram.




Geezer Butler


Terence Michael Joseph Butler, nasceu em 17 de julho de 1949.
Começou a aprender violão aos 14 anos.
Além de grande fã de Rock era também fã de histórias sinistras, livros de ficção científica.
Também possuía eztremo interesse em Ocultismo, embora não fosse praticante de nenhum tipo de Doutrina, adorava histórias sobre Magia Negra e Bruxaria.
O gosto literário de Butler está estampado nas letras do Back Sabbath, sendo ele um dos principais letristas da banda.





Ozzy Osbourne 

John Michael Osbourne nasceu em 3 de dezembro de 1948.
Começou a gostar de Rock assim que conheceu os Beatles, mas diferente da maioria dos jovens de sua idade, Ozzy não queria ser o guitarrista, ele queria ser cantor. 
Uma vez Ozzy fez um teste para cantar na banda de um guitarrista de sua escola, um certo Tony Iommi... Naquele dia Iommi não quis nem saber, riu na cara dele e disse que ele parecia uma menina cantando - Como o mundo da voltas, não? - Acontece que Ozzy e Tony eram de grupos rivais (guanguezinhas de pivetes mesmo) e Ozzy sempre levava umas boas surras de futuro companheiro de banda!
Ozzy teve uma infância muito pobre. Pra ter uma idéia ele e seus cinco irmãos dormiam todos numa mesma cama e esta já havia pertencido ao avô dele.
Na escola não tinha muita paciência e interesse pelas aulas, a única coisa que despertava atenção dele na escola eram histórias de terror que um de seus professores contava para ele e seus colegas.
O apelido Ozzy foi inventado por um colega de classe de achava muito complicado o sobrenome Osbourne.
Aos 15 anos Ozzy abandou a escola para trabalhar e ajudar em casa, começou como encanador e depois veio a trabalhar em um açougue; em poucas semanas desistiu desse emprego e foi trabalhar na mesma fábrica que sua mãe, onde ele afinava buzinas de carros.
Saindo desse emprego trabalhou também em um crematório.
Não se saindo bem em seus empregos, Ozzy apelou então para a criminalidade, mas ele era uma verdadeira vergonha como bandido, sempre sendo apanhado pela polícia.
Acabou ficando 6 meses preso e foi nessa época que fez as famosas tatuagens (as letras O-Z-Z-Y, na mão direita e rostinhos sorridentes nos seus joelhos).
Aos 18 anos, ao sair da cadeia, surgiu a idéia de montar uma banda, foi então atrás de alguns antigos companheiros de escola.
Seu pai, na época lhe arrumou um microfone e ele tentou ingressar em algumas bandas, porém não teve sorte com nenhuma. Colocou então, um anúncio em uma loja de instrumentos musicais.


Enfim forma-se o BLACK SABBATH!


Iommi tinha chamado Bill Ward para tocar com ele no The Rest,  quando Bill
entrou eles mudaram o nome para Mythology, porém a banda terminou rapidamente. Mas Bill e Tony continuaram juntos a procurar novos integrantes para formar uma banda.
Foi então que Iommi viu o anúncio de Ozzy na loja de instrumentos.
Ozzy e Iommi se estranharam um pouco no começo (Ozzy não tinha lembranças muito agradáveis de seu ex-colega de escola), mas felizmente eles se entenderam e a banda começou sob o nome Polka Tulk Blues Band.
Na época, Geezer passou da guitarra para o baixo.
Depois dos primeiros shows, passaram  a usar apenas o nome Polka Tulk






A partir de setembro mudaram o nome pra Earth, nome com o qual fizeram diversos shows. Chegaram a abrir shows do Jethro Tull, em 24 de novembro daquele ano.
Naquela época o Jethro Tull já era uma banda com considerável fama e após conferir o show do Earth, Ian Anderson chamou Iommi para substituir Mark Abrahans na banda.
Iommi ficou apenas tres semanas no Jethro Tull e chegou a participar com eles do filme "Rock 'n Roll Circus", produzido pelos Rolling Stones. Porém, ele logo percebeu que aquele não era o direcionamento musical que queria pra sua carreira.
Iommi voltou para o Earth e eles continuaram a fazer turnês pela Inglaterra.
Descobriram que já havia uma banda com o mesmo nome que eles, foi então que Geezer Butler sugeriu "Black Sabbath" (Sábado Negro), que era o título de um filme de Terror que havia visto.


As fotos acima, são os cartazes das duas edições mais famosas de Black Sabbath - o filme que deu nome a banda.

Com o novo nome a banda foi desde o começo constantemente associada à Magia Negra e ao Ocultismo, embora nenhum deles tenha praticado nada semelhante em suas vidas, a imagem sombria e misteriosa que eles criaram ajudou a destacar a banda na época.

A influência do som e da temática do Black Sabbath para todas as futuras bandas e fãs de música pesada do mundo inteiro é óbvia.
Embora eles não se considerem e nem gostem de serem considerados os criadores do Heavy Metal, para a maioria dos ouvintes do gênero, eles sempre serão a banda mais importante do Metal de todos os tempos.
Foram eles que criaram história e marcaram gerações no mundo todo.
Não há dúvidas quanto a importância do BS para a formação de todas as vertentes do Metal que conhecemos hoje.



Voltando à 1968... Não demorou muito para ser lançada a primeira demo e o primeiro single da banda.

 
Contando com as faixas:

01 - The Rebel (02:46)
02 - When I Came Down (01:50)
03 - Thomas James (08:29)
04 - Early One Morning Blues (04:43)


 E finalmente, em 1970... Continua no próximo post!






Pra quem quiser conhecer um pouco mais do início do Black Sabbath, no site Whiplash tem uma série de matérias sobre eles:
A revista Roadie Crew já contou a história do Black Sabbath desde seu início na seção Background, que começou na edição #105 e foi até a #109. 



No Last FM também tem bastante informação, além de vídeos e muitas fotos:





Pra quem quiser saber mais sobre a carreira do quarteto fantástico do metal:

Iommi oficial:
Myspace do Ozzy:
Geezer Butler oficial:
Bill Ward oficial:
Se alguém ficou curioso pra saber quem foi Django Reinhardt eu sugiro:






Espero que tenham curtido, em breve mais...



By Yokai








Comentários

  1. Black Sabbath... Muito bom...
    Agora sei um pouco mais sobre a história dessa super banda...

    Parabéns pelo blog... Está cada vez melhor...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc