Pular para o conteúdo principal

Biografia: After Forever

Tudo começou na Holanda em 1995 por iniciativa de Sanders Gommans e Mark Jansen que se juntaram para fazer alguns covers de Death Metal, nessa época se apresentavam sob o nome de Apocalypse.
Seguiram assim por dois anos, até que a entrada da soprano Floor Jansen provoca uma transformação total na banda, que passa a ter composições próprias e a sonoridade voltada para o Gothic/Symphonic, tendo como principal compositor Mark. Logo sentem a necessidade de rebatizar a banda com um nome menos comercial e que passasse a representar melhor a nova fase, a escolha foi After Forever (sim, o nome veio de uma canção do Black Sabbath).






Como primeira formação da banda temos:



Sanders Gommans (vocais guturais e guitarra):

Mark Jansen (vocais guturais rasgados e guitarra e principal compositor nos primeiros anos da banda)

Floor Jansen (vocal lírico)

Luuk van Gerven (baixo)

Jack Driessen (teclados e sintetizadores)

Joep Beckers (bateria)


Não, Floor e Mark não são parentes, é apenas uma coincidência...

Somente em 1999 vieram os primeiros registros oficiais, as demos "Ephemeral" e "Wings of Ilusions".
Rapidamente essas demos trouxeram retorno, Floor que tinha apenas 19 anos na época, impressionava por sua técnica e afinação. Das várias gravadoras das quais receberam propostas, escolheram um selo local, a Transmission Records.

Em 2000 nascia o primeiro álbum completo da banda intitulado "Prison of Desire".
Estrearam muitíssimo bem nesse cenário de bandas com vocais no estilo "Beauty and the Beast" que encontrava-se em plena ascensão na época.
O instrumental pesado ao mesmo tempo em que encaixava momentos mais eruditos/orquestrados, e a perfeita afinação de Floor em um belo contraste com os guturais de Sanders e Mark.
A capa e a intro "Mea Culpa", sintetizam a inspiração pro tema do álbum, que trata da religiosidade sobre os sentimentos humanos, sobre nossas condutas e conflitos existenciais.
Praticamente todas as faixas se tornaram grandes hinos da banda, mas destaco aqui "Follow In The Cry", "Leaden Legacy" e "Beyond Me" que encerra o álbum, tem que ser citada por além de ser uma bela baladinha, ainda contar com a participação de Sharon Den Adel, vocalista da banda (também holandesa) Within Temptation.

O segundo registro veio rapidamente e as alterações na formação da banda também, saem Joep e Jack, sendo substituídos por André Borgman e Lando Van Gils respectivamente.
"Decipher" foi lançado em 2001, acabou sendo uma continuidade natural do álbum de estréia, porém superior em técnicas vocais, harmônicas e de arranjos, adicionaram ao peso das guitarras e vocais guturais instrumentos como o oboé, violino, viola, violoncelo, cítara.
A quarta faixa do disco "Emphasis" ganhou um videoclipe que ajudou a aumentar a popularidade da banda, já que foi bastante divulgada na TV holandesa.
Com a grande repercussão os dois fundadores começam a ter divergências quanto ao rumo musical que seguiriam; Mark pendia mais para o Gothic/Doom enquanto Sanders o Progressivo.

Em 2002 Mark já não fazia mais parte da banda (no mesmo ano fundou o Epica). Para seu posto foi chamado o guitar tech da banda Bas Maas.

O próximo passo foi o lançamento de um EP e DVD batizado de "Exordium" que contém 6 faixas, sendo duas delas covers, uma de "The Evil Tha Man Do" do Iron Maiden que ficou sensacional e a emocional "One Day I'll Fly Away", conhecida na belíssima voz da cantora de Jazz Randy Crawford.
As outras faixas são: "Line of Thoughts", "Beneath", "My Choice" e "Glorifying Means".

Em 2004 os holandeses entraram em estúdio para produzir o primeiro álbum conceitual da banda, é nesse álbum que o rumo mais progressivo que Sanders queria começou a acontecer.
"Invisible Circles" gira em torno de uma menina de 14 anos, filha indesejada de um jovem casal que está passando por diversos conflitos internos e externos, com a relação em ruínas... Creio que essas composições possam ser usadas em sala de aula para contextualizar e extrair vivências de alunos, levantando discussões e possivelmente ajudando a identificar situações semelhantes e de quebra, ajudar a desmarginalizar o Heavy Metal para a sociedade, mostrando que Heavy Metal não fala só de demônio (pensamento totalmente errôneo que permeia o senso comum até hoje). Enfim, fica a dica aos nossos professores Metalheads.
Outras faixas em destque são "Blind Pain" onde ocorre a discussão entreo casal, "Between Love and Fire" que explora o dualismo da relação e "Eccentric", é a baladinha mais dolorida da banda, mostrando os sofrimentos da menina e o seu sentimento de não querer ser igual a eles (seus pais). Ouso também dizer que quem sofre/sofreu bullying na Escola se identificará e muito com essa letra, isso digo por experiência própria...
Esse álbum é fantástico por explorar um tema tão universal e doloroso, que pode ser "rotina" de muitas pessoas... E que ainda consegue trazer tudo com um lirismo incrível.
Caso algum professor ou psicólogo venha a usar esse álbum em alguma atividade escolar/social, peço encarecidamente que me mande uma mensagem contando a experiência depois.

Ainda em 2004, a formação da banda sofreu outra alteração. O tecladista Lando Van Gils deixa a banda e quem assume seu posto é Joost Van Den Broek.

O quarto álbum veio em Setembro de 2005, "Remagine" pouco lembra o teor gótico que permeava a fama da banda e apresenta composições mais diretas, mais pesadas e com muitos riffs de Heavy tradicional. Posso dizer que aqui muitas composições soam mais otimistas, como em"Boundaries Are Open". A "Only Everything" possui uma atmosfera bem diferente de tudo o que a banda já havia experimentado. "Forever" é outra faixa que destaco por suas melodias e por seu teor "dramático". Nesse álbum cada faixa trata de um tema diferente.
"Being Everyone" ganhou um videoclipe filmado nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, mesclando cenas em cima do palco e do cotidiano das cidades citadas.

No ano de 1996, começou uma saída conturbada do After Forever de sua gravadora, a banda alegava descontentamento com a pouca promoção que a Transmission fazia de seus álbuns. Mesmo depois de encerrarem contrato, a gravadora lançou uma compilação sob o nome "Mea Culpa" contendo raridades e faixas ao vivo. Fato que incomodou um pouco os integrantes na época.

A próxima gravadora a assinar contrato com Sanders e companhia foi a alemã Nuclear Blast.
Em 2007 saiu o álbum homônimo, que se mostra uma continuação natural de "Remagine" (não tivemos nada inovador aqui).
A performance de Floor sempre impecável tanto em estúdio quanto ao vivo; as composições foram passando do Gótico pro Heavy tradicional, porém sempre com a fórmula singular da banda.
As faixas que se destacam são "Discord" e "Evoke" que já abrem o álbum em grande performance, "Equally Destructive" com seu peso, "Dreamflight" que é um épico de mais de 10 minutos (que só a escutando para se ter uma ideia do poder dela), como saudosista dos tempos góticos da banda destaco "Cry With Smile", em "Who I am" temos a participação de Doro Pesch e um cover de "Lonely" do Heart.

A banda anuncia logo no começo de 2008 uma pausa nas atividades, Sanders Gommans vinha apresentando sucessivos problemas de saúde devido à staff (inclusive teve episódios em que sofreu convulsões em pleno voo), mais tarde foi diagnosticado com Síndrome de Bournout, que é a Síndrome do Esgotamento Profissional.

Mesmo com a banda excursionando o mundo e fazendo sucesso, Sanders nunca parou de dar aulas.
Durante esse hiato da banda, chegou a dar algumas entrevistas afirmando que retornariam aos palcos sim, mas que não haviam previsões... Até que no dia 05 de Fevereiro de 2009 (dia do meu aniversário, diga-se de passagem), foi anunciado o fim definitivo do After Forever.




Todos os integrantes começaram ou continuaram com seus projetos paralelos, Floor fundou o Revamp e tempos depois acabou assumindo o posto de frontwoman do Nightwish, onde permanece até o presente momento.

Mark construiu uma estrondosa carreira com o Epica.
Bas Maas segue como guitarrista de Doro Pesch e Sanders se dedica ainda hoje lecionando e teve uma banda projeto de Thrash Metal chamada HDK, onde convidava vários nomes como Arien Van Weesenbeek, André Matos e Amanda Somerville.             
  
Por mais que pareça que "a banda acabou logo", foi e ainda é muito impactante o trabalho realizado.
Vale a pena conferir e agregar mais um nome à sua lista de bandas conhecidas.



Deixo abaixo uma ótima apresentação da banda no festival ProgPower USA:




E também o videoclipe oficial de "Digital Deceit" do álbum "Invisible Circles":





 
By Harumi







       
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilustradores do Metal

Faz muito tempo que eu tinha vontade de escrever sobre os artistas que idealizam as capas dos álbuns de metal, muito pelo fato de que desenho desde criança e sou muito fã de alguns estilos de desenho. E porque em muitos casos esses artistas contribuem muito para ajudar a formar a identidade visual das bandas, completar a mensagem passada pela música, assim como a vender álbuns também (quem ai nunca comprou um álbum pela capa? Eu vários!)   Claro que seria impossível trazer todos os artistas em uma única matéria, nessa primeira matéria trouxe alguns dos nomes mais reconhecidos na cena. Essa lista não possui nenhuma ordem de comparação ou ordem de qual é o melhor, o objetivo dessa matéria não é comparar, mas sim divulgar e homenagear as pessoas talentosas por trás da arte das capas dos álbuns que nós tanto amamos e que em muitas vezes até vestimos, decoramos nossas paredes, tatuamos e etc.  Derek Riggs Reconhecido pelo seu trabalho fantástico nas capas dos álbuns clássicos do I

Kamelot

O kamelot é uma banda de metal sinfônico formada   no ano de 1991, na cidade de Tampa - Flórida (EUA),  pelo guitarrista Thomas Youngblood e pelo baterista Richard Warner. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1994 pela Noise Records, intitulado Eternity. C onseguiram boas críticas e assim saíram em uma pequena turnê. Formação:  Mark Vanderbil - vocal Thomas Youngblood - guitarra David Pavlicko- teclado Glenn Barry - baixo Richard Warner - Bateria Faixas: "Eternity" –  "Black Tower" –  "Call of the Sea" –   "Proud Nomad" –  "Red Sands" –  "One of the Hunted" –  "Fire Within" –  "Warbird" –  "What About Me" –  "Etude jongleur" (instrumental) –  "The Gleeman" Logo em seguida, em 1996 a banda lança Dominion , que aliava o heavy metal melódico do primeiro álbum a elementos de música clássica e jazz.  Formação:

Holy Moses

Holy Moses é uma banda alemã formada em 1980 pelo baixista Ramom Brusser e pelo guitarrista e vocalista Jochen Fuenders. A formação se estabilizou em 1981 com a entrada de Sabina e Andy Classen na banda. A partir daí foram lançadas três demos: Satan’s Angels (1981), Walpurgisnigth(1984) e The Bitch (1985). Praticando um Thrash Metal ao melhor estilo alemão e com o diferencial do vocal de Sabina - Ela foi a primeira mulher a cantar gutural... Até hoje ainda tem pessoas que se assustam quando ouvem garotas cantando assim, agora você imagine em 1981!  A banda conseguiu maior divulgação apenas em 1986, quando participou da coletânea Metallic Bunnys , assim conseguiram um contrato com a Aaarrrg! Records, lançando ainda em 1986 Queen of the Sian e em 1987 Finished With the Dogs. A banda merecidamente conquistou muito sucesso na época, e Sabina se tornou um ícone True Headbanger na Alemanha . Em 1989 saiu ainda pela Aaarrrg! Records o álbum  the New Machine of Liechtenstein. Nessa époc