Pular para o conteúdo principal

Iron Maiden

Ouvindo Iron o dia todo e me dei conta que nunca tinha escrito sobre a banda aqui no blog, então já está mais que na hora de começar, né?
Como a Donzela de Ferro tem história suficiente pra lotar um blog inteiro, essa matéria vai ser dividido em várias partes, assim como já fiz com outras matérias aqui no Quimeras mesmo... Então, vamos pra parte 1:
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 


 (Parte 1)

Londres - Inglaterra,
Março de 1975 

Stephen Percy Harrys (nascido em 12 de março de 1955), era um baixista autodidata que tocava desde os 17 anos. Conhecido como Steve Harris, ele já havia passado pela Gypsy's Kissbanda que chegou a fazer algumas apresentações, porém não durou muito tempo e no momento estava descontente com sua banda da época, o Smiler, por rejeitarem suas composições.

Decidiu então que era o momento de criar sua própria banda, o Iron MaidenO nome veio do filme O Homem da Máscara de Ferro, e se refere a um instrumento de tortura medieval que consiste em um caixão revestido com espinhos afiados na parte interna. 

A primeira formação contava com Paul Day (vocal), Dave Sullivan e Terry Rance (guitarras) e Ron Mathews na bateria. Em pouco tempo Paul Day foi substituído por Dennis WilcockEste era um grande admirador do Kiss; usava maquiagem, sangue falso no palco e tudo mais. Mas a maior contribuição dele para o Iron Maiden foi trazer o Guitarrista Dave Murray para a banda.

Com a entrada de Murray, em 1976 (que permanece até hoje na banda), houve a saída de Sullivan e Rance da banda e para a segunda guitarra chamaram Bob Sawyer, que logo de início jogou Dennis contra Murray e fez com que sugerissem a saída de Murray da banda. Suas intrigas não adiantaram muito, pois em julho de 1977 foi demitido por esta e outras atitudes...

A banda nessa época começou a se apresentar com um único guitarrista: Terry Wapram, que Steve havia convidado após ver uma apresentação dele na banda Hooker.

Nessa Ron também deixou a banda, supostamente por influência também de Wilcock. Nessa época o Iron Maiden passou por dificuldades, eles haviam chamado o baterista Barry Graham (Thunderstick) e o tecladista Tony Moore, mas logo perceberam que o teclado não era um bom substituto para a segunda guitarra. Em poucas semanas de ensaio o clima na banda foi ficando tenso e Moore decidiu sair. 

Steve resolveu então ir atrás de Murray, nessa época ele estava tocando na Urchin, banda que havia montado com seu amigo Adrian Smith.

Com a volta de Dave para o Iron, Terry Wapran teve um chilique e foi demitido. Mesmo assim a banda se arriscou a marcar duas apresentações.
Uma no Bridgehouse e outra no pub Green Man.

O primeiro show foi um fracasso, o baterista errou várias vezes e ainda mandou a platéia se calar... Enfim, não tocaram bem e ainda deram barraco.


No segundo show Wilcock não foi se apresentar   e sequer havia avisado a banda previamente. Arrasado, Harris fez aquele show como um trio e demitiu também o baterista na mesma noite. Para seu lugar trouxe Doug Sampson,
e a banda ficou ensaiando como um trio nos seis meses que se seguiram.


The soundHouse Tapes e Paul Di'anno


Formação:
Steve Harris (baixo)
Dave Murray (guitarra)
Doug Sampson (bateria)
Paul Di'anno (vocal).


Paul Di'anno entrou em novembro de 1978. Com uma postura bem diferente de Wilcock, Paul tinha uma imagem mais Punk, uma forma mais agressiva de cantar, bem diferente da performance teatral do antigo vocalista.

Apesar de problemático, Paul era ótimo vocalista, ajudou a conquistar muitos fãs e sua voz se encaixava perfeitamente ao som e a temática da banda. Recém chegado na banda, logo começaram os ensaios                                                                                                             de gravação da primeira Demo, que continha 3 faixas:

01- Iron Maiden
02- Invasion
03- Prowler


A banda também gravou "Strange World"mas como não haviam gostado do resultado final, lançaram apenas com três composições, na forma de um compacto independente. Estratégia comum entre muitas bandas Punks da época. A demo vendeu como água e abriu as portas para o contrato de gravação do primeiro álbum... 


Leia mais:




Bem esse foi apenas o começo. 
Muito, muito mais, em breve nos próximos posts! ;)



By Youkai

Smiler (1974)


Harris gravando the soundhouse tapes (1978)


Paul Di'anno ao vivo 1979

Doug Sampson 1979

Doug Sampson 1979

Dave Murray 1979

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nile

A banda da foi formada em 1993 por Karl Sarders (vocal e guitarra), Chief Spires (vocal e baixo) e Pete Hammoura (bateria). E lançou sua primeira demo "Festivals of Atonement" em 1995, pelo selo Anubis Records (que pertencia a própria banda).  Fizeram muitos shows pelos Estados Unidos desde então e logo conquistaram o merecido reconhecimento. Digo merecido reconhecimento porque desde o início o Nile sempre apresentou uma personalidade e criatividade ímpar no Death Metal. O som do Nile apresenta todo o peso e brutalidade do Death Metal combinado ao mistério e a melancolia do som tradicional do Oriente Médio e Egito. A temática das letras é toda inspirada na arte, cultura, religião e história Egípicia, Mesopotâmica e arábica. Ou seja, culturas antigas, ricas e mais interessantes da humanidade. Devido a essa temática a banda ficou sendo um sinônimo de cultura egípicia dentro do Metal e por isso ficaram também conhecidos como os "Faraós do Death Metal!  ✮ D

Exhortation

A grande amizade entre Aline Lodi (vocal) e Renato de Luccas (guitarra) fez em 2005, na cidade de Capivari –SP nascer o que viria a ser o Exhortation ; inicialmente a banda se chamava Selective Suicide e de um certo modo ainda estava se encontrando, se definindo. A banda tomou forma em si no ano seguinte (2006) com a entrada do baterista Billy Dark Machine e do baixista Rodrigo Dalla Piazza. Um EP titulado com o antigo nome da banda “Selective Suicide” foi lançado em 2007, de forma caseira e independente. A divulgação ficou mais por conta dos próprios músicos através da internet. Essa divulgação mais virtual vingou, pois naquelas duas únicas faixas do EP, já se notava todo o potencial destruidor da banda! *Faça o download do EP "Selective Suicide" aqui no blog  Metal Brasileiro Underground Não demorou muito para começarem a se apresentar com destaque em vários festivais, principalmente no estado de SP. Em 2008 e 2009 a banda deu uma parada nas apresentações, focan

Entrevista com Renato Orsi do programa Metal Heart

Quimeras: Primeiro Renato, queria agradecer pela entrevista. É uma honra pra equipe do Blog poder fazer isso com você. Como foi o início do Programa Metal Heart? Renato: O programa começou através do convite de um amigo meu, o Billy, pra fazer um ou  dois programas. Mas como o resultado foi legal logo no primeiro programa, tive o  aval da diretora da rádio pra continuar, então estou até hoje (7 anos e meio). ✣ Q.:   Quais os gêneros que o programa toca? R.: Os gêneros que rolam no programa são: Rock ‘n’ roll, Classic Rock, Hard Rock, Heavy Tradicional, Power, Speed, Thrash, Death, Grind e Black. ✣ Q.: O programa abre as portas ao som das bandas nacionais e está sempre dando espaço em entrevistas para as bandas falarem sobre os lançamentos dos CDs. Muitas dessas entrevistas sempre estão disponíveis no Youtube também. Como tem sido a realização das entrevistas? R.: Tem sido muito gratificante, pois no Brasil não há muito espaço para as bandas  mostrarem seus trabalhos, sinto-