Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Programa de rádio DISTORÇÃO!


O Rock'n Roll e o Heavy Metal são estilos que atualmente tem uma certa dificuldade para conseguir espaço nas mídias tradicionais (televisão, rádio, etc).
Mesmo assim ainda temos a felicidade de encontrar alguns programas que conseguem vencer as dificuldades e o preconceito e manter o Rock e o Metal vivos em programas de rádio pelo país.
Na região do sul de Minas Gerais, um desses programas é o Distorção Metal, que vai ao ar pela cidadã 90,9 FM desde agosto deste ano, sendo transmitido para a cidade de Pouso Alegre MG.
Confira abaixo nossa entrevista como locutor Mateus Oliveira. Estudante de apenas 16 anos, que já faz parte de uma iniciativa tão legal com objetivo de divulgar e fortalecer o Rock/Metal em Pouso Alegre:




1- Olá Mateus, gostaria primeiramente de agradecer a entrevista e perguntar, como foi o início do programa?
Eu que agradeço a oportunidade de divulgação, e parabenizo o blog pela iniciativa...
O programa começou depois que a diretora cultural da rádio (abraço para ela, Andréa Luiza) percebeu um desequilíbrio musical na programação... Faltava um Rock 'n' Roll, um Heavy Metal... E a rádio é comunitária, necessita de diversidade nesse aspecto... Aí, devido a nossa proximidade, ela me convidou pra fazer esse programa, que teria de ser ao vivo e diferenciado do Cidade do Rock (programa noturno da semana). Aceitei, e já marquei presença nas reuniões da rádio... O pessoal da presidência apoiou, e no dia 13 de Agosto deste ano, o Distorção! começava sua jornada épica na rádiodifusão. Experiência única... Aprendizado mesmo. Comecei com meu acervo, ainda restrito, mas tem uma turma de colaboradores sempre passando coisa nova pro programa. Já estreamos com Rock and Roll do Led Zeppelin e com o divertido quadro "momento poser", sempre lembrado em todas as edições. No começo um programa pros amigos, pessoal da região... Em breve estaremos na internet para todo o Brasil! O programa evolui a cada sábado e a audiência aumenta, para a nossa satisfação!




2 - O programa distorção vai ao ar em que horários e qual dia? 
O Distorção! é um programa da rádio Cidadã 90.9 FM (Pouso Alegre - MG), que vai ao ar às 14h, todo Sábado. Faça sol, faça chuva... Por pertencer a uma rádio comunitária, o programa não alcança todos os lugares da cidade. Mas, garanto ao pessoal do São Cristóvão, Jd. Califórnia, Santo Expedito, Mariosa, Shangri-Lá, Árvore Grande, Foch, Cruzeiro, São Geraldo... Pelo menos até o centro da cidade, que o programa pode ser bem escutado se sintonizado num aparelho em condições. Seja rádio comum, ou celular.




3 - Quais as principais vertentes de Rock e Metal que rolam no programa?
Tudo... O Distorção! considera toda essa diversidade e é ciente do público que tem, portanto, valoriza do Indie Rock ao Black Metal! Como costumo afirmar, todo estilo tem pioneirismos, reivindicações, fãs fiéis... E merece a divulgação.
Mas para ser específico, sempre rola uma sequência com as principais bandas Grunges... Big 4 of Thrash Metal, bandas da NWOBHM, Glam, Extreme Metal, Classic Rock, Experimental, Música Alternativa... Rock e Metal Nacional.



4 - Os ouvintes podem participar, pedindo músicas, ligando ou pela internet? Se sim, como?
Sim.O programa é ao vivo, e todos podem participar pelo telefone da Cidadã (35) 3425 6376. Isso inclui pedido de músicas, participação ao vivo com a gente. Também aceitamos críticas e sugestões pelo telefone, sem problemas. Quando convém, o programa sorteia brindes para os ouvintes, como ingressos para festivais da região, CDs, camisetas.
Pela internet, temos uma página no Facebook. Está como "Estação de Rádio - Distorção".

Segue o link - http://www.facebook.com/pages/Distor%C3%A7%C3%A3o/206093819443976
e também temos um twitter: @distorcaofm (embora pouco atualizado). Tudo isso no mesmo esquema do telefone, porém a qualquer dia e hora. Aceitamos comentários, compartilhamos informações, etc. Promovendo sempre a difusão do gênero e a união dos headbangers...



5 - Vocês abrem espaço para que bandas nacionais enviem material e mostrem seu trabalho? 
É claro... Sempre é frisado no programa esse desejo nosso! Convidamos as bandas da cidade e região para participar conosco, enviarem pela internet seu material. E divulgamos com o maior prazer, em prol da música brasileira. Também ajudamos na divulgação dos eventos, como foi nesse último Triumph Of Metal. Entrevista com as bandas participantes, organizadores do festival, sorteio de ingressos. É só entrar em contato.



6 - Gostaria de mandar alguma mensagem para a galera que ouve o programa?
Gostaria de agradecer a audiência crescente do programa, os ouvintes fiéis, todos os amigos e família que apóiam o Distorção! desde o começo. Também vale um salve pra todos da Rádio Cidadã pela oportunidade única de realizar esse programa, os técnicos, os administradores, diretores, presidência. E também agradeço os demais apoiadores e aqueles que trabalham na organização dos festivais, que também promovem o estilo na cidade. O Blog está de parabéns Emília, um abraço pra você e pra todos que ajudam e acompanham o Quimeras. Estão convidados a divulgar o blog no programa!


Gostaria de agradecer pela entrevista e dar os parabéns pela iniciativa do programa. O Metal precisa de mais jovens como você!

Abraço.
 
 By Youkai


Links:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nile

A banda da foi formada em 1993 por Karl Sarders (vocal e guitarra), Chief Spires (vocal e baixo) e Pete Hammoura (bateria). E lançou sua primeira demo "Festivals of Atonement" em 1995, pelo selo Anubis Records (que pertencia a própria banda).  Fizeram muitos shows pelos Estados Unidos desde então e logo conquistaram o merecido reconhecimento. Digo merecido reconhecimento porque desde o início o Nile sempre apresentou uma personalidade e criatividade ímpar no Death Metal. O som do Nile apresenta todo o peso e brutalidade do Death Metal combinado ao mistério e a melancolia do som tradicional do Oriente Médio e Egito. A temática das letras é toda inspirada na arte, cultura, religião e história Egípicia, Mesopotâmica e arábica. Ou seja, culturas antigas, ricas e mais interessantes da humanidade. Devido a essa temática a banda ficou sendo um sinônimo de cultura egípicia dentro do Metal e por isso ficaram também conhecidos como os "Faraós do Death Metal!  ✮ D

Exhortation

A grande amizade entre Aline Lodi (vocal) e Renato de Luccas (guitarra) fez em 2005, na cidade de Capivari –SP nascer o que viria a ser o Exhortation ; inicialmente a banda se chamava Selective Suicide e de um certo modo ainda estava se encontrando, se definindo. A banda tomou forma em si no ano seguinte (2006) com a entrada do baterista Billy Dark Machine e do baixista Rodrigo Dalla Piazza. Um EP titulado com o antigo nome da banda “Selective Suicide” foi lançado em 2007, de forma caseira e independente. A divulgação ficou mais por conta dos próprios músicos através da internet. Essa divulgação mais virtual vingou, pois naquelas duas únicas faixas do EP, já se notava todo o potencial destruidor da banda! *Faça o download do EP "Selective Suicide" aqui no blog  Metal Brasileiro Underground Não demorou muito para começarem a se apresentar com destaque em vários festivais, principalmente no estado de SP. Em 2008 e 2009 a banda deu uma parada nas apresentações, focan

Entrevista com Renato Orsi do programa Metal Heart

Quimeras: Primeiro Renato, queria agradecer pela entrevista. É uma honra pra equipe do Blog poder fazer isso com você. Como foi o início do Programa Metal Heart? Renato: O programa começou através do convite de um amigo meu, o Billy, pra fazer um ou  dois programas. Mas como o resultado foi legal logo no primeiro programa, tive o  aval da diretora da rádio pra continuar, então estou até hoje (7 anos e meio). ✣ Q.:   Quais os gêneros que o programa toca? R.: Os gêneros que rolam no programa são: Rock ‘n’ roll, Classic Rock, Hard Rock, Heavy Tradicional, Power, Speed, Thrash, Death, Grind e Black. ✣ Q.: O programa abre as portas ao som das bandas nacionais e está sempre dando espaço em entrevistas para as bandas falarem sobre os lançamentos dos CDs. Muitas dessas entrevistas sempre estão disponíveis no Youtube também. Como tem sido a realização das entrevistas? R.: Tem sido muito gratificante, pois no Brasil não há muito espaço para as bandas  mostrarem seus trabalhos, sinto-