Pular para o conteúdo principal

The 3rd and the Mortal

Recentemente li uma matérias sobre as principais influências musicais de Tuomas Holopainen, e dentre as bandas que ele cita como grandes influencias do Nightwish era o The 3rd and the Mortal.
Fiquei curiosa e acabei descobrindo que além de influenciar o Nightwish, essa banda também é citada como uma das influencias do Agalloch, outra banda que eu também admiro muito, isso só fez minha curiosidade por eles crescer ainda mais. A banda inspirou também bandas como The Gathering e Following Tears

Formada em 1992 na Noruega, o The 3rd and the Mortal pratica um som bem sentimental e atmosférico, calcado no Doom metal, foram uma das primeiras bandas a contrastar vocais femininos com guitarras pesadas. 

A primeira formação contava com Rune Hoemsnes (bateria), Finn Olav Holthe (guitarra e teclados), Geir Nilssen (guitarra e teclado), Trond Engum (Guitarra) e Kari Rueslåtten (vocal). e Bernt Rundebergt (baixo)

A primeira gravação foi lançada em 1993, uma demo autointitulada contendo três faixas, que foi seguida pelo Ep Sorrow, lançado em 1994, contendo quatro faixas, sendo uma em norueguês e as restantes em inglês.
Ainda no ano de 1994 lançaram o primeiro álbum, Tears Laid in Earth, que até hoje é o CD mais popular entre os fãs de Doom metal.


Nesse mesmo ano a vocalista Kari sai da banda para se dedicar a música folk e para seu lugar é chamada Ann-Mari Edvardsen, que também era tecladista. 
Os vocais de Ann-Mari eram mais líricos e experimentais que os de Kari.
A partir dessa época a banda também incorporou mais elementos de Jazz e outros sons experimentais e as guitarras foram ficando menos pesadas.


Com Ann-Mari foram gravados o Ep Nightsaw (1995), o álbum Paiting on Glass (1996), o Ep Stream (1996) e o álbum In This Room (1997).
Após a gravação de In This Room Ann-Mari deixa o grupo para se dedicar aos estudos e a banda decide seguir sem vocalista desde então.


The 3rd And The Mortal - Painting On Glass - 1996



Após um longo hiato, apenas em 2002 a banda lança um novo álbum, o mais experimental de todos lançados pela banda, Memoirs, no qual a banda conta com a participação de vocalistas convidados e pela primeira vez apresenta algumas músicas  com vocais masculinos. Nesse álbum a banda realmente ousa, incluindo elementos que vão de Jazz, música eletrônica e até Hip Hop  
(sim sim, os trabalhos antigos são muito mais legais).


Logo após Memoirs a banda lança a compilação EP's and Rarities. Contendo faixas raras dos Eps. Também é lançado um álbum ao vivo: Project Bluebook: a decade of endeavour, com faixas que foram gravadas durantes várias turnês.


a formação atual da banda conta com Finn Olav, Trond Engum, Geir Nilsen, Frank Stavem (baixo) e Rune Hoemsnes.

Mesmo um tanto afastados do metal ultimamente (apesar que a intenção da banda sempre foi experimentar sem se prender a estilos mesmo...) o The 3rd and Mortal deixou boas influências para o metal que conhecemos, e ainda torço para que a banda volte a experimentar sonoridades mais próximas ao metal..





Mais Fotos:




By Youkai

Comentários

  1. Terminei de ler o post e joguei no Youtube imediatamente. A voz dessa Kari é muito melodiosa e limpa. Ela canta muito sem se esforçar. Vou ouvir mais coisas da banda, quero começar já por esse "Tears Laid in Earth"! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tears foi o álbum que eu mais gostei também, a voz da Kari é linda, teria sido muito legal se ela tivesse seguido com a banda...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nile

A banda da foi formada em 1993 por Karl Sarders (vocal e guitarra), Chief Spires (vocal e baixo) e Pete Hammoura (bateria). E lançou sua primeira demo "Festivals of Atonement" em 1995, pelo selo Anubis Records (que pertencia a própria banda).  Fizeram muitos shows pelos Estados Unidos desde então e logo conquistaram o merecido reconhecimento. Digo merecido reconhecimento porque desde o início o Nile sempre apresentou uma personalidade e criatividade ímpar no Death Metal. O som do Nile apresenta todo o peso e brutalidade do Death Metal combinado ao mistério e a melancolia do som tradicional do Oriente Médio e Egito. A temática das letras é toda inspirada na arte, cultura, religião e história Egípicia, Mesopotâmica e arábica. Ou seja, culturas antigas, ricas e mais interessantes da humanidade. Devido a essa temática a banda ficou sendo um sinônimo de cultura egípicia dentro do Metal e por isso ficaram também conhecidos como os "Faraós do Death Metal!  ✮ D

Exhortation

A grande amizade entre Aline Lodi (vocal) e Renato de Luccas (guitarra) fez em 2005, na cidade de Capivari –SP nascer o que viria a ser o Exhortation ; inicialmente a banda se chamava Selective Suicide e de um certo modo ainda estava se encontrando, se definindo. A banda tomou forma em si no ano seguinte (2006) com a entrada do baterista Billy Dark Machine e do baixista Rodrigo Dalla Piazza. Um EP titulado com o antigo nome da banda “Selective Suicide” foi lançado em 2007, de forma caseira e independente. A divulgação ficou mais por conta dos próprios músicos através da internet. Essa divulgação mais virtual vingou, pois naquelas duas únicas faixas do EP, já se notava todo o potencial destruidor da banda! *Faça o download do EP "Selective Suicide" aqui no blog  Metal Brasileiro Underground Não demorou muito para começarem a se apresentar com destaque em vários festivais, principalmente no estado de SP. Em 2008 e 2009 a banda deu uma parada nas apresentações, focan

Entrevista com Renato Orsi do programa Metal Heart

Quimeras: Primeiro Renato, queria agradecer pela entrevista. É uma honra pra equipe do Blog poder fazer isso com você. Como foi o início do Programa Metal Heart? Renato: O programa começou através do convite de um amigo meu, o Billy, pra fazer um ou  dois programas. Mas como o resultado foi legal logo no primeiro programa, tive o  aval da diretora da rádio pra continuar, então estou até hoje (7 anos e meio). ✣ Q.:   Quais os gêneros que o programa toca? R.: Os gêneros que rolam no programa são: Rock ‘n’ roll, Classic Rock, Hard Rock, Heavy Tradicional, Power, Speed, Thrash, Death, Grind e Black. ✣ Q.: O programa abre as portas ao som das bandas nacionais e está sempre dando espaço em entrevistas para as bandas falarem sobre os lançamentos dos CDs. Muitas dessas entrevistas sempre estão disponíveis no Youtube também. Como tem sido a realização das entrevistas? R.: Tem sido muito gratificante, pois no Brasil não há muito espaço para as bandas  mostrarem seus trabalhos, sinto-